Dilma quer outra ministra no lugar de Ellen Grace

Quem vai substituir Ellen Grace

Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

Na próxima segunda-feira (08), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, vai se aposentar. Para sua substituição, embora ainda não confirmadas pelo órgão, estão os nomes da juíza Sylvia Steiner, do Tribunal Penal Internacional, de Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, ministra do Superior Tribunal Militar (STM), e da procuradora Flavia Piovesan, especialista em direitos humanos.

Segundo notícia publicada pelo Jornal do Brasil, a lista é ainda maior e traz os nomes da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e da desembargadora federal Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O único homem cotado para o cargo, pelo menos até agora, é o ministro Teori Zavascki, do STJ.


Ellen Gracie foi a primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal Federal, em dezembro de 2000, e também a primeira a assumir a presidência da Corte, em abril de 2006. A ministra tem 63 anos e pode permanecer no cargo até 2018, quando completaria 70 anos. Especula-se que o pedido de aposentadoria se deve ao desejo da ministra de pleitear uma vaga no Tribunal Penal Internacional, em Haia, órgão da ONU que julga crimes contra a humanidade.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente