Diferentes maneiras de trabalhar com moda

Diferentes maneiras de trabalhar com moda

Muito mais do que o glamour existente nas passarelas, a indústria da moda aquece a economia brasileira e ocupa o segundo mercado que mais emprega dentro do setor privado. O Vila Sucesso fez uma lista de algumas profissões da área de moda, confira:

Gerente de marketing - Responsável pela imagem e identidade da marca, esse profissional deve entender de estratégia de vendas e, estar ‘antenado’ nas tendências que rolam por aí e que estão mais próximas do consumidor que o gerente pretende atingir.

O que estudar - você pode fazer faculdade de marketing, administração ou negócios da moda e pode complementar sua formação com alguns cursos de gestão em moda.

Modelista - transformam a criação do estilista em peças prontas, além de definirem os materiais que serão utilizados. Constrói as primeiras peças de uma coleção, também chamadas peças pilotos, orientam as costureiras em todas as etapas da confecção. Apesar de parecer uma profissão pouco glamurosa, o salário é, normalmente, maior que o do próprio estilista.

O que estudar - Pode-se optar por fazer uma faculdade de modelagem ou cursos livres.

Consultora de imagem - O consultor de imagem estuda o perfil do cliente, define um perfil e o assessora para que ele se enquadre nesse novo estilo. Ele administra a imagem da pessoa desde o corte de cabelo até o sapato que ela irá escolher. O sucesso para a pessoa que escolher essa área dependerá da comunicação e poder de estabelecer de bons contatos sempre.

O que estudar - como não existe curso superior, os cursos livres de consultoria de imagem e análise de cores oferecem a formação básica para começar a trabalhar nesse mercado.

Fotógrafa de moda - Deve ter conhecimento técnico de iluminação, composição de imagem, técnicas de trabalho corporal, ser comunicativo para interagir na comunicação cliente e modelo com o modelo alem de dominar programas de edição de imagem como Photoshop.

O que estudar - Faculdade de fotografia. Uma maneira bem legal de começar é procurar trabalhar como assistente de um fotógrafo de moda para adquirir experiência.

Compradora - Pode parecer um trabalho fácil, passar o dia inteiro fazendo compras, mas o comprador é um profissional de extrema importância, uma vez que escolherá os melhores produtos para compor a coleção. Ele visita fornecedores e feiras de moda para saber o que há de novo no mercado.

O que estudar - Para atuar nessa área é preciso fazer uma especialização em negócios após a faculdade de moda ou um curso de comprador para quem optou por fazer curso superior de administração.

Engenheiro têxtil - Cria tecidos e estampas, participando de todo processo de produção do tecido, desde o desenvolvimento do fio até o tingimento. Também trabalham na parte de análise dos tecidos que irão para corte, fazendo testes de encolhimento, lavagem e gramatura.

O que estudar - Faculdade de engenharia têxtil, mas também existem cursos técnicos na área.

Produtora de moda - é o profissional que faz acontecer. Seu papel é identificar a necessidade das empresas, fazer um estudo de mercado e encontrar soluções para que seus produtos tenham viabilidade comercial.

O que estudar - Faculdade de moda, mas pode começar antes com cursos livre sobre história da moda e da arte.

Estilista - Cria peças para a marca. Mas, para fazer essas criações deve definir um tema para a coleção, pesquisando cores e materiais que serão utilizados para produção dessa peças, além de aprovar peças piloto que irão compor a coleção.

O que estudar - Faculdade de moda e cursos de especialização em estilismo de moda ou modelagem.

Jornalismo de moda - Informa sobre tudo o que acontece no mundo da moda, desde lançamentos, desfile, tendências e aspectos econômicos. Podem ser críticos de moda explicando as tendências que rolam, além de opinar sobre as coleções e dar dicas sobre moda em veículos de comunicação (tv, rádio e internet).

O que estudar - Fazer faculdade de jornalismo e depois se especializar fazendo pós graduação ou cursos livres na área.

Confira na próxima matéria mais informações sobre outras carreiras nessa área.

Comente