Diferenças entre os currículos impresso e online

Diferenças entre os currículos impresso e online

Montar um currículo sempre gera dúvidas. Mas todo mundo conhece algumas dicas básicas como: ser sucinto e ter no máximo duas páginas. Mas isso vale quando o currículo entregue é impresso, você sabia que se o currículo for online as regrinhas são outras?

Marcelo Abrileri, presidente do site Curriculum.com, explica que, desde que as informações sejam pertinentes e relevantes, o candidato pode colocar mais informações do que colocaria no currículo impresso. É que no ambiente online isso ajuda o currículo a ser mais facilmente encontrado pelas empresas durante suas pesquisas. "Dentro de um sistema online o selecionador conta com a ajuda do computador para encontrar um currículo e, por esse motivo, ele pode estar mais extenso do que o tradicional".

Vale então deixar ele bem completo. "Quanto mais informações sobre sua carreira, habilidades, cursos e assim por diante, maior será a probabilidade de o currículo constar nos resultados das buscas", ensina.

Outra dica é colocar mais de um objetivo profissional, ao contrário do que é indicado para o impresso. Mas é importante que os cargos sejam similares ou relacionados, cargos referentes a funções diferentes dão a impressão de que a pessoa está disposta a fazer qualquer coisa o que pode ser entendido como quem não faz nada bem feito. Marcelo dá como exemplo três cargos que podem aparecer juntos: Secretária Executiva Bilingue, Secretária Executiva e Secretária Bilingue.

"As empresas buscam candidatos por nomes diferentes, que muitas vezes dizem respeito à mesma função. Nestes casos, nos sistemas mais avançados, o currículo só constará no resultado da pesquisa se a empresa buscou um cargo exatamente com o mesmo nome no objetivo profissional", diz Abrileri.


Dicas anotadas? Agora é enviar o currículo de forma correta e boa sorte!

Comente

Assuntos relacionados: carreira emprego dicas trabalho