5 dicas para tomar decisões melhores

Veja como enxergar os problemas de maneira diferente
decisões-dicas

Foto - Shutterstock

As decisões que tomamos, muitas vezes são influenciadas por situações, pessoas e circunstâncias. E depois de tomadas, nos damos conta de que talvez ela não tenha sido a melhor. Por isso, estar preparada para esses 'acasos' é imprescindível. 

Quer saber como tomar decisões melhores no seu dia a dia.

1 – Não seja pretensioso

A pretensão é um escudo para o raciocínio lógico. A maioria das pessoas finge que sabe tudo para se proteger. Admita sua ignorância, afinal, ninguém sabe tudo.

2 – Aja como as crianças

As crianças agem mais com o instinto do que com o raciocínio, ao mesmo tempo em que são mais difíceis de serem enganadas. Além disso, crianças fazem perguntas mais objetivas para entender as situações. Ou seja, elas aprendem e absorvem mais.

3 – Conte histórias

É muito mais fácil envolver as pessoas dando exemplos e contado histórias do que simplesmente mostrar ou citar o fato. Dessa maneira fica muito mais fácil dos outros entenderem seu ponto de vista.


4 – Mude o ponto de vista

Antes de tentar solucionar um problema e responder todas as questões, tente enxergá-lo de outro ponto de vista. Dessa maneira, pode ser mais fácil de achar a resposta.

5 - Desistir não é fracassar

Às vezes, no meio do caminho, percebemos que nosso objetivo não vai dar certo e pode até gerar prejuízos inúmeros. Se perceber isso, desista! Desistir não é fracassar e sim, uma forma de se aprimorar para novos passos.

Por Helena Dias 

Comente

Assuntos relacionados: tomar decisões