Dicas para passar de estagiário para efetivo

Dicas para passar de estagiário para efetivo

Conquistar uma vaga de trabalho assim que sai da faculdade é sonho de quase todos os estudantes universitários e a chance de conseguir isso pode estar no estágio. Mas o que fazer para se destacar e ser lembrado? O Vila Sucesso conversou com a diretora da empresa de consultoria Deep (Desenvolvimento Estratégico das Pessoas e Clientes) Juliana Almeida Dutra que deu dicas práticas de como se comportar no período de estágio.

De acordo com ela o mais importante é o estagiário não ter vergonha de perguntar porque assim, sem as dúvidas, as chances de ele executar uma tarefa de maneira correta crescem muito. Além disso, o contato com quem coordena o seu trabalho faz com que ele conheça melhor a empresa e o que ela quer do seu trabalho. Formar um profissional que saiba como a empresa trabalha é um dos motivos pelos quais muitas empresas gostam de contratar seus estagiários.

"Muitas preferem formas seus profissionais do que corrigir erros. Fazer um plano de carreira mesmo. Sem contar que muitas empresas já cansaram de investir em profissionais caros e se decepcionar".

Outra dica importante é que o estagiário precisa se portar como um profissional, não ter preguiça, não ficar acomodado ou deixar as coisas para depois. "A empresa contrata um estagiário porque está em busca de novos ares, de pessoas novas que venham para produzir e agregar".

Ela explica que em muitos casos o estagiário acaba desenvolvendo funções de grande responsabilidade e é importante que ele esteja preparado para isso, porque se o estudante se mostra despreparado, provavelmente ele também não será um profissional pronto para as necessidades do mercado.

Juliana enumerou algumas dicas que devem ser aplicada no dia a dia do estagiário, confira:

- Não fique o dia todo na internet

- Não espere que te passem algo para fazer, vá atrás e não deixe trabalho para depois

- Seja humilde, deixe a arrogância de lado para receber dicas de como se comportar naquele ambiente. Você pode saber a teoria, mas depende dos outros para aprender a prática.

- Ouça mais do que fale, especialmente no começo. Sempre pense antes de falar, algo que parece novo para você pode ser super comum entre quem já está no mercado há algum tempo.

- Seja gentil, cordial, mas não deixe que abusem de você

- Não use muitas gírias ou fale muitos palavrões

- Entenda que esse é o momento e a sua chance de aprender

- Não fuja das responsabilidades

- Não seja bajulador


- Pesquise antes de realizar suas tarefas ao invés de fazer logo "para se livrar". Mas não perca muito tempo.

Por Larissa Alvarez

Comente