Dicas para não sofrer durante o intercâmbio

Intercâmbio dicas para não sofrer

O primeiro passo para quem realmente está empenhado em passar um tempo longe de casa é procurar uma agência de intercâmbios, que oferece diversos tipos de programas, para todos os bolsos. Você deverá estar muito bem preparado para viver no exterior, comunicar-se em outra língua e assimilar uma nova cultura. Para não ter problemas no intercâmbio, veja os principais erros que podem ser evitados:

Faça um seguro saúde: você não deve confiar no serviço público do destino, o seguro é importante para cobrir os problemas que possa ter durante a estadia no exterior, e até mesmo para tranquilizar os seus pais. Não deixe de lado uma das coisas mais importante de tudo, sua saúde.

Ter um objetivo: você deve ter um objetivo para fazer intercâmbio seja estudar, trabalhar ou conhecer novas culturas. Não importa qual seja, mas tenha em mente o que pretende para que seja possível mensurar o quanto estão pertos, ou não, de alcança-lo.

Controlar os gastos: no exterior é muito mais barato comprar eletrônicos e roupas de marca, difícil é fugir destas tentações. Por isso, prever este tipo de despesa com antecedência faz com que você não comprometa o seu dinheiro, e tenha o suficiente para as despesas necessárias e ainda um pouquinho para gastar sem culpa com presentes. Um erro no planejamento financeiro pode encerrar o intercâmbio, e você vai voltar para casa totalmente frustrado por pura má administração de dinheiro.

Dinheiro: O ideal é levar 80% do dinheiro em Visa Travel Money: cartão pré pago, recarregável, que pode ser utilizado em saques e compras em mais de 200 países, e 20% em espécie para as primeiras despesas.

Planejamento: Independente de ficar um ano ou mais, o importante elaborar um planejamento detalhado, principalmente financeiro, isso evita frustrações desnecessárias. Leve em conta as vantagens do país estrangeiro, os custos do intercâmbio, e principalmente o custo de vida no país que pretende visitar.

Estude o país de destino: jamais pense em fazer intercâmbio para um país sem saber sobre sua cultura, comidas típicas, religião, curiosidades, transporte e principalmente clima.


Destinos mais procurados

Segundo agências de intercâmbios, os destinos mais procurados para cursos no exterior continuam sendo os países de língua inglesa (EUA, Inglaterra e Canadá). Outro destino que caiu no gosto dos brasileiros, mas agora para os que querem estudar espanhol, é o nosso vizinho, Argentina. O destino se destaca pela proximidade, o que torna o destino mais barato do que outros países da Europa e até mesmo América Latina, e também pelas ótimas instituições que o país comporta.

Por Livany Salles

Comente