Dicas para montar o seu negócio craft

Dicas para montar o seu negócio craftDicas para mo

Foto/Reprodução

Especialista em Marketing pela Unicamp, ela é dona do "Assim, sim!", blog que fala sobre gestão e temas relacionados, sempre numa linguagem simples e prática. O espaço é destinado a quem não tem muitos recursos financeiros para fazer uma grande ação de marketing e divulgação.

Não entendeu ainda? Bom, muitas pessoas conhecem e fazem o trabalho craft, são os famosos crafters. Por meio de suas atividades criativas e artesanais dão vida a produtos variados e muito lindos, vamos combinar.

Pensando nessa gama de profissionais que precisam de uma ajudinha nas habilidades estratégicas de negócio, o "Assim, sim!" foi criado dia 05 de janeiro de 2011. E a colaboradora comemora: "O ‘boca-a-boca virtual’ foi o principal caminho para que o blog ficasse conhecido. Muita gente querida ajudou e ajuda a divulgar para outras pessoas que precisam do conteúdo e, assim, sempre tem gente nova chegando!"

Atualmente o blog é escrito por sete meninas, todas empreendedoras. "Por isso, os textos se aproximam tanto da realidade dos leitores. São relatos pessoais com um toque profissional", explica.

A blogueira revelou que recebe muitos emails de pessoas agradecendo ao trabalho dela: "Elas estavam perdidas, sem saber o que fazer para vender seus produtos, procurando reconhecimento e dizem que, com as dicas, conseguiram se organizar, fazer um planejando e ver os primeiros resultados aparecendo".

Um exemplo de cliente que foi beneficiado pelo "Assim, sim!" é a dupla Keithy e Heidy, do Sakura Origami. Elas contam: "Como a maioria das artesãs, nós entramos no mundo do empreendedorismo sem saber quase nada sobre ele. Quando encontramos o blog do ‘Assim,Sim!’ começamos a ler e estudar cada post, um mais interessante que o outro e com uma linguagem super leve", lembra Keithy.

Depois de um tempo, as duas marcaram uma consultoria com a Cissa para tirar dúvidas sobre pontos específicos do pequeno grande negócio. "Essa conversa nos ajudou bastante a manter os pés no chão e a ter foco. A partir daí conseguimos fazer mudanças maravilhosas na parte organizacional, a valorizar o nosso trabalho e a entender a importância de manter um nicho de mercado", diz Heidy. "A cada novo post do ‘Assim, Sim!’ nós fazemos a leitura juntas e depois discutimos sobre como está o nosso negócio naquele aspecto e o que podemos fazer para melhorar", completa.


As garotas que trabalham no blog são a Melina, do Carinhas Personalizadas, a Esther, do ScrapStuff, a Eva, da La Pomme, a Ana, do Livros da Joaninha, a Luciana, do Artesanal e a Cissa, que também tem o Empório Coralina.

Você tem um negócio? Precisa de ajuda? Está esperando o que para contatar as meninas?

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente