Dicas para conquistar uma vaga

Entrevista primeira impressão é a que fica

A primeira impressão é a que fica, certo? Ao menos numa entrevista de trabalho, é ela que vai definir o preenchimento da vaga. Como se vestir e agir numa entrevista de emprego a fim de causar a impressão correta ao empregador? A consultora de Imagem Ciça Gut dá algumas dicas de como causar a tal boa impressão.

O correto é descobrir o seu perfil e agir naturalmente, mas algumas regrinhas e bom senso sempre ajudam. "Transmitir tranqüilidade, naturalidade e não mentir em hipótese alguma é o início para que tudo dê certo", afirma Ciça. "Roupas de alfaiataria, bem estruturadas, tecidos de ótima qualidade, com cores neutras ou escuras, evitar calça clara, são alguns exemplos do que as mulheres devem vestir", ensina a consultora.

Para os homens: barba feita, pouco perfume, com aroma muito suave. Para ambos: nada de pulseiras e colares chamativos, nem piercing. De acordo com a consultora, o visual é responsável por 55% do sucesso da entrevista, ou seja, roupas, acessórios, cabelo, maquiagem. Já a postura corresponde a 38% (expressões faciais e corporais, tom de voz e gestual); e 7% no discurso.

"Coisas básicas como roupas discretas, cabelos limpos, unhas cortadas, além de falar um português correto, objetivo e coerente garantem que você cause uma ótima primeira impressão", ressalta Ciça. Para concluir uma perfeita entrevista de emprego, o candidato tem que ter segurança, um aperto de mão firme e olhar nos olhos do empregador.

Por Lívany Salles

Comente