Dicas anti-estresse

Dicas antiestresse

Muito além do simples cansaço físico e mental, o estresse é causado por defesas orgânicas decorrentes de estímulos físicos, psicológicos ou psicossociais. Mal típico do mundo moderno, as tensões do dia-a-dia causam transformações químicas e físicas no sistema nervoso e influenciam diretamente no nosso comportamento e saúde.

Os fatores para o aparecimento do estresse podem ter origem em estímulos diversos como: trânsito congestionado, falta de dinheiro, pressão no trabalho, problemas na vida emocional, também podem ser fatores estressantes, pois forçam o organismo a produzir determinadas reações, que podem provocar desde uma simples dor de cabeça até um infarto.

Por outro lado, índices elevados de pressão podem ser positivos, pois nos ajudam a ser mais eficiência. Algumas pessoas trabalham melhor sob pressão, uma vez que se sentem realizados quando os objetivos são alcançados. E, essas sensações de conquista produzirão aumento das reservas físicas e emocionais quando outros desafios aparecerem.

O lado negativo do estresse aparece quando a pessoa permanece ligada e não consegue relaxar mesmo após ter vencido os desafios, podendo comprometer a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Por isso é fundamental aprender a gerenciar os fatores estressantes que aparecem durante o dia-a-dia encontrando saídas e soluções saudáveis.

Dica 1 - A falta de tempo, a preocupação em fazer o dia render, os intervalos entre os compromissos que ficam cada vez menores, são fatores comuns de estresse na vida moderna. Por isso, programar as atividades, marcar compromissos em horários não muito próximos, com tempo suficiente para enfrentar possíveis imprevistos sem desesperar. Estabelecer prioridades e respeitar o planejamento estabelecido para o dia tem um bom efeito para o controle do estresse.

Dica 2 - A competição é um dos grandes estímulos para a sociedade e para o indivíduo. Devemos lutar por nossos objetivos e sonhos, porém sem o desgaste de comparar as conquistas e perdas pessoais com as dos outros. Não confunda competição com competência. Competência é querer fazer bem aquilo que se faz e competição é desejar ser melhor do que os outros.

Dica 3 - A essência da vida e da felicidade está na relação afetiva com todos aqueles com quem convivemos. Ser aceito e querido é muito importante para diminuir os efeitos nocivos do estresse. Assumir novas posturas diante das pessoas pode ser a chave para estabelecer laços afetivos mais saudáveis.

Dica 4 - Atividades físicas regulares ajudam a combater fatores de risco à saúde, facilitam a descarga de tensões, proporcionam relaxamento e diminuem o estresse. Não é necessário treinar para ser atleta, mas sim, para ter um estilo de vida mais ativo. Praticar exercícios sempre que possível, é um fator fundamental no combate ao estresse. Segundo os cardiologistas, trinta minutos diários são suficientes para condicionar o organismo e trazer benefícios à saúde. Vença a inércia e sinta-se muito bem.

Cada pessoa reage de maneira diferente diante das diversas fontes de tensões. É indispensável aumentar as formas viáveis e saudáveis de lidar com o estresse, já que ele sempre estará presente na nossa vida. E, quanto maior for o seu auto-conhecimento, maior será a probabilidade de você obter respostas eficazes às situações de tensão.

Por Flávia Leão Fernandes

Psicóloga - CRP 06/68043

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