Dia da Secretária

Dia da Secretária

Elas estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos. Seja na hora de marcar uma consulta médica, prestando auxílio nas reuniões, providenciando aquele presentinho de última hora, anotando e lembrando nossos compromissos... Mais do que justo é comemorarmos junto com elas o Dia da Secretária.

A estimativa do sindicato que representa a categoria no Estado de São Paulo é de que, no Brasil, dois milhões de pessoas trabalhem na profissão. A presidente da entidade, Isabel Cristina Baptista, detalha um pouco mais sobre a dia a dia das secretárias.

É uma profissão em alta, ainda muito procurada pelas mulheres?

A profissão está em igualdade com as demais no mercado de trabalho. Sofre recessões quando há crise, mas sempre numa empresa você encontra e identifica uma secretária. O número de mulheres na profissão ainda é grande. Esta predominância apareceu na Guerra Mundial, quando os homens dominavam os postos de trabalho. Chamados para a guerra, nós mulheres assumimos estas tarefas. O perfil que era mais operacional tinha maior identidade com o feminino. Hoje, os homens têm retomado ao mercado.

Qual deve ser o perfil de uma secretária?

O perfil do profissional de secretariado tem mudado ao longo do tempo, atendendo as exigências do mercado de trabalho. É preciso ter criatividade, iniciativa, velocidade, conhecimento tecnológico, liderança, atendimento, comunicação, atuando juntos aos níveis decisórios e estratégicos. O papel hoje é de facilitar a rotina administrativa para que a empresa coloque seu foco no produto ou serviço principal.

Atualmente, com tanta modernidade em termos tecnológicos, quais as incumbências das secretárias?

A "externo="sim"]tecnologia veio para somar e oferecer melhor qualidade de vida e no trabalho. As secretárias devem dominar os avanços tecnológicos, subsidiando assim maior agilidade na prestação de serviços e assessoria ao executivo e sua empresa.

Qual deve ser sua formação? Existem cursos específicos?

Com a regulamentação da profissão, Lei 7377/85 e 9261/96, há necessidade de formação em cursos de nível técnico e superior em Secretariado/Secretariado Executivo. Para os profissionais que ingressaram na carreira, formados em outra área, existe a modalidade à distância, que habilita para o registro profissional em menor tempo e estará igualmente legal nos termos da Lei e Código de Ética para o exercício da profissão.

Qual deve ser o diferencial de uma secretária para que ela alcance o sucesso na profissão?

É identificar-se e gostar do que faz. Estar imbuído de um trabalho com profissionalismo e qualidade. Colocar em sua atribuição o gosto por servir, no sentido de desempenhar com qualidade as tarefas que lhe são confiadas.

Qual é a faixa de salário de uma secretária nos dias de hoje?

A média das homologações realizadas no nosso sindicato nos últimos dois anos mostra um salário em torno de R$ 3.000,00, sendo que a média só dos maiores salários gira em torno de R$ 6.000,00.

Quais são as principais dificuldades enfrentadas por essas profissionais?

Compatibilizar vida pessoal e profissional. Muitos profissionais têm que acompanhar os horários dos executivos que atendem.

Leia também - Diferentes maneiras de trabalhar com moda

Por Adriana Cocco

Comente

Assuntos relacionados: carreira reuniões auxílio secretária