Despertar para a moda

Despertar para a moda

Projeto "Despertar para a moda". Foto: divulgação.

Que a moda brasileira não para de crescer isso já se sabe. Mas você já parou para pensar nos empregos que esse setor gera? O Senai Moda pensou e por isso criou o projeto "Despertar para a moda".

A estilista e responsável pela organização das oficinas do projeto, Ana Carla Torres, explica que a equipe do Senai Moda fazem de tempos em tempos reuniões com empresários do ramo que demonstraram a necessidade da contratação de alguns tipos específicos de profissionais.

"O problema é que muita gente acha que no mundo da moda só existe o estilista. Mas na verdade há uma infinidade de profissionais como cortadores, modelistas, profissionais que produzem estampas, bordados, etc. Como muita gente nem imagina que isso existe, fica mais difícil a formação e a contratação desses profissionais."

Então surgiu a idéia de mostrar esses trabalhos às pessoas, ou melhor, às crianças, os profissionais do futuro. O "Despertar para a moda" tem esse objetivo, os profissionais vão até as crianças e mostram o que é fazer moda, em todas as suas muitas etapas. "Realizamos oficinas de moda e eles saem da lá com uma camiseta feita por eles mesmos. Eles fazem desde moulage até uma oficina de tie-dye."

O projeto acontece no Estado do Rio de Janeiro e inicialmente foi feito nas escolas do Sesi (parceiro do Senai) da cidade do Rio e também no interior. Em um segundo momento foi realizado também nas comunidades Cordovil, Cantagalo e D. Marta. "Começamos fazendo com crianças de 8 a 12 anos, mas agora já estão participando até jovens de 16. No ano que vem pretendemos levar novamente para o interior e atingir mais comunidades."

Despertar para a moda

Crianças participam das oficinas. Foto: divulgação.

Apesar de ter apenas um ano de existência, o projeto parece já estar dando frutos. "As crianças levaram o que aprenderam para a família e já houve aumento da procura de cursos de costura nos locais próximos de onde as oficinas aconteceram."


Agora, Ana Carla e de muitos outros membro do projeto estão em busca de parceiros para a criação de cursos nestes locais carentes. O Vila Sucesso está na torcida!

Por Larissa Alvarez

Comente