Design de Informação consegue reuniões mais produtivas

Profissão Design de Informação

Foto: Jannoon028 http://goo.gl/83ySi

Você já ouviu falar na profissão design de informação? Ela vem mudando a comunicação interna de muitas empresas. Esta função corresponde a um campo do design gráfico que visa organizar e exibir informações visuais de modo que o usuário (seja ele leitor ou espectador) assimile facilmente o conteúdo a ser passado.

O design da informação melhora a forma como o usuário adquire informação de determinados sistemas. "O trabalho envolve muitas pesquisas, análise de conteúdo, geração de alternativas, processos criativos, entre outros", explica Lucas Vogelmann, designer e proprietário da agência Multiverso. "Mas o foco encontra-se na interface gráfica, no visual, no layout das informações, que devem estar visualmente compreensíveis.

Vogelmann ressaltou que a consolidação do designer de informação como profissão ocorreu recentemente e o volume de infográficos, tanto na web como em revistas e jornais, cresce a cada dia. De acordo com o designer, a área de atuação também é bem ampla, devido ao número de empresas que vem recorrendo aos serviços de interface para transmitir informações extensas. "Boas ideias já não são o suficiente para uma venda. A necessidade por uma boa apresentação, que faça o público-alvo ‘comprar’ a ideia, é cada vez maior", disse.

O designer esclareceu também, que a escolha da tipografia dinamiza o conteúdo a ser transmitido e o que torna o trabalho do designer essencial é a amarração das informações. "Utilizar tipografia tem muito, ou tudo a ver, com design da informação, pois consiste em utilizar palavras, letras e caracteres organizados de uma forma que favoreça a hierarquização de conteúdo. Se houver uma sequência clara de informação, o usuário consegue ater-se às partes que lhe interessam no sistema", afirmou.

Fundada em 2002, a Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) reuniu pesquisadores, docentes e profissionais da área de design que atuam em sistemas de informação e comunicação analógicos e digitais e na gestão e produção da informação, com o intuito de otimizar processos de aquisição e gerenciamento da informação visual. Em 2003, foi realizado na cidade de Recife, Pernambuco, o primeiro Congresso Internacional de Design da Informação na América Latina, visando contribuir para o desenvolvimento do design de informação.


De acordo com site da SBDI, esses eventos bienais têm a finalidade de discutir o estado da arte do design da informação no Brasil e no exterior, promover o intercâmbio e aproximação entre pesquisadores que atuam na área, divulgar a produção científica brasileira e internacional e contribuir para a consolidação da profissão no país. A entidade também publica a revista eletrônica InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, que aborda esta temática.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente