Descubra o seu segredo para o sucesso profissional

Descubra o seu segredo para o sucesso

Uma pesquisa recente realizada pelo site americano LearnVest concluiu que existem vários fatores, além da competência, que podem ajudar mulheres a conquistarem salários mais alto. Este site visa dar um "up" na vida econômica feminina e lista uma série de características e atitudes (um tanto curiosas) que influenciam na hora de subir de cargo, por exemplo.

Para tirar nossas dúvidas, conversamos com a consultora em gestão de pessoas, Mariá Giuliese, que desmistificou alguns tabus, assim como nos revelou o verdadeiro segredo para o sucesso profissional!

Alguns tópicos da análise diziam que a beleza aumentaria 5% do seu salário, ser solteira de 8 a 20% e ser mais alta, cerca de R$ 1.000 a mais. Porém, de acordo com nossa especialista, estamos bem longe desta verdade: "Parodiando o poeta de forma invertida: as bonitas que me perdoem, mas competência é fundamental. Sobre a solteirice, só se for nos Estados Unidos! Aqui no Brasil as mulheres de 30 anos, mesmo solteiras, muitas vezes são excluídas de processos de seleção, pois estão na idade de engravidar e assim terão licenças longas e dispendiosas. E ser alta pode ajudar se você for modelo apenas".

Mulheres que não fumam recebem US$ 8 mil, porém, as que bebem ganham 14% a mais e também podem ser mais felizes no bolso, de acordo com a pesquisa. A consultora não acredita que ter ou não o vício pelo cigarro possa ser capaz de definir uma remuneração. Já em relação ao álcool tem algo interessante a pontuar: "O que devem querer dizer é que a mulher que bebe socialmente e é capaz de acompanhar parceiros de trabalho em happy hour, por exemplo, talvez seja mais bem acolhida. Mas não acho que essa característica seja decisiva para um aumento".

Para Mariá, o aumento na remuneração ou promoção de cargo é algo que se conquista e não tem como fugir muito das regras e critérios exigidos pela empresa: "É possível sim, que algumas características, seja de comportamento ou de aparência, possam ajudar, mas certamente essa contribuição é pequena e virá acompanhada de outras habilidades associadas ao desempenho do cargo".

Montamos, junto da gestora, uma listinha de atitudes que você pode seguir sem medo de errar e que com certeza vão lhe trazer muita coisa boa no ambiente profissional:


- Atitude adequada, respeitosa, elegante, civilizada e discreta;

- Tratar bem as pessoas;

- Não fazer intrigas;

- Não criar inimizades.

E junto desta lista, Mariá revela para nós o segredo do sucesso: "Acredito sinceramente que o profissional mais valorizado e respeitado é aquele que tem amor próprio e autoconfiança suficientes para se manifestar com segurança e domínio da situação".

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente