Descomplique o Sucesso

Será que fazer sucesso é complicado ou é a gente que complica pra fazer sucesso? O que você acha? Olha, eu já perguntei isso pra muita gente e a maioria respondeu que fazer sucesso é complicado. Só ouvi reclamação:

"Precisa ser a pessoa certa no lugar certo e na hora certa"

"Tem que sacrificar a vida pessoal"

"Tem que estudar e trabalhar muito"

"Tem que saber conviver com o stress" e por aí vai.

Puxa, até parece que precisa ser de aço pra agüentar ser bem-sucedido! Sinceramente, acho que as pessoas é que complicam pra fazer sucesso. Já começa pelo modo como elas definem o que é ser bem-sucedido.

Elas olham para o executivo famoso, que dá entrevistas e palestras, e dizem: isso é sucesso. Olham para o todo-poderoso empresário e suspiram: isso é sucesso. Olham para o colega de profissão ganha um baita salário e invejam: isso é sucesso.

E o que elas fazem então? Tentam conseguir os mesmos resultados dos seus modelos de sucesso, e aí se matam de trabalhar, comprometem a vida pessoal, prejudicam até a saúde e geralmente não conseguem nada. Algumas até conseguem, mas em vez de satisfação sentem mesmo é o peso das responsabilidades que assumiram. Tem tanta gente assim, bem-sucedida por fora, mas vazia por dentro!

Sabe o que eu acho? Que essa idéia de se inspirar em modelos bem-sucedidos é que traz problemas. Por isso, para encontrar o caminho do sucesso, pare de olhar para os modelos que estão fora de você. Olhe pra dentro. É dentro que você vai encontrar os sentimentos da paixão e da relevância, que são os nossos melhores guias para o sucesso.

Identifique a sua paixão. Faça perguntas pra você mesmo e ouça as respostas. O que lhe faz satisfeito? O que você quer de verdade para você? Em que trabalharia se não tivesse que se preocupar com dinheiro? Descubra o que tem relevância pra você. Entre as coisas que você faz, qual é a que e desperta sentimentos de orgulho, autovalorização e realização? É por meio desses sentimentos que você reconhece o que tem relevância em sua vida.

Descomplique o sucesso. Pare de tentar seguir modelos e olhe pra dentro.

Reconheça o que você realmente quer e do que gosta. Então você passará a buscar o que tem a ver com você, e isso sim irá lhe trazer a satisfação que, afinal de contas, é o que você busca. Pra que complicar?

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente