Demissão após anos de trabalho

A cena não é incomum. Um funcionário com anos e anos de trabalho numa mesma empresa, de repente se vê a caminho do departamento de Recursos Humanos para assinar a demissão. Os motivos podem ser vários: corte de gastos, mudança de perfil da empresa ou mesmo a renovação do quadro de funcionários.

Porém, durante o percurso até o RH, que parece durar uma eternidade, muitos empregados se deparam com um futuro de incertezas. Muitas coisas passam pela cabeça, mas a pergunta principal é: o que fazer depois? Mudar de carreira? Cursos? Enviar currículo?

A consultora de carreiras e empresas, Maria do Carmo Marini, garante que existem alternativas para quem está passando por essa situação: desde empreender em um novo negócio, ser um consultor independente, até tentar a carreira acadêmica. Mais do que isso, é preciso se preparar psicologicamente para de adaptar a novos cenários e novos aprendizados.


Especialistas também afirmam que a demissão após os 40 anos e com muito tempo numa mesma empresa ou numa mesma função pode indicar que é hora de mudar e rever se está realmente atualizado no mercado de trabalho ou se há alguma complementação a ser feita. Enfim, avaliar como se encaixar novamente no mercado de trabalho.

Por Lívany Salles

Comente