Damas do vinho

Damas do vinho

Foto: divulgação.

Desde que o homem impôs seu domínio sobre as mulheres, a luta feminina por liberdade e igualdade sempre foi árdua. Mas elas provaram, historicamente, que é possível superar as diferenças e conquistar espaço com honras. Hoje, competem de igual para igual, em diversos mercados. Inclusive no mundo masculinizado dos vinhos.

Prova disso é o projeto realizado numa parceria da "Vinea", importadora e boutique de vinhos, com três verdadeiras damas do vinho. O resultado da união é um kit exclusivo que será comercializado em prol de uma campanha beneficente. "Todo anos temos esse objetivo. Ele é a nossa forma humilde de devolver à terra o que conseguimos com o vinho", afirma Ivan Hannickel, diretor de marketing da "Vinea". Dessa vez, a parceria tem um toque bem feminino.

Entre as notáveis do vinho escolhidas para o time está Maria Luz Marin, fundadora da "Viña Casa Marin", a primeira mulher a trabalhar com produção de vinhos no Chile e, atualmente, a única chilena fundadora e proprietária de um vinhedo no país. Além disso, ela é engenheira agrônoma, enóloga, pós-graduada em Viticultura na França.

Outra é a italiana Piera Martellozzo, representante da última geração de uma família que produz vinho há mais de um século. Quem completa o time é Luisa Amorin, proprietária da vinícola portuguesa "Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo", e tem sua história iniciada na família, com o "Grupo Amorin" - um dos maiores produtores de rolhas do mercado português. Pioneira no enoturismo, é proprietária do primeiro hotel vínico de Portugal.

Cada uma trouxe para a causa o melhor de suas safras. Maria Luz elaborou um Sauvignon Blanc delicado e fresco, com notas de frutas tropicais e um toque mineral único. Piera desenvolveu o espumante rosé com um fascinante bouquet de flores e Luisa produziu um tinto do Douro pleno e elegante, com aroma de fruta madura.

Com esse time escalado e as bebidas escolhidas, foi preciso pensar na imagem do produto. E mais uma mulher foi chamada. As 4500 garrafas, numeradas à mão e embaladas uma a uma, contam com rótulos feitos especialmente para a campanha, assinados pela designer Adriana Barra. O resultado de tudo isso é o kit exclusivo, chamado "Damas do Vinho".

[galeria]

O lançamento do projeto vai contar com a presença das produtoras internacionais em um coquetel para convidados, amanhã, dia 18 de novembro, no restaurante "Dalva e Dito", do chef Alex Atala, em São Paulo. Na ocasião, o kit de número 0001 será comercializado pela melhor oferta, numa espécie de leilão, e terá 100% do valor arrecadado revertido para a ong "Banco de Alimentos". Parte do valor de todos os outros itens também irá para a ong. Os kits serão comercializados por R$ 692.


O "Banco de Alimentos" é comandado Luciana Chinaglia e se destaca pela campanha "R$ 9 você pode". Alex Atala, colaborador do projeto, ensinou como aproveitar alimentos de forma que, com apenas R$ 9, garante que é possível alimentar uma pessoa com café da manhã, almoço e jantar. Cada kit vendido vai ajudar a alimentar uma pessoa carente durante um ano (serão R$ 108 revertidos por kit). A compra já podia ser feita por meio do site do projeto (www.damasdovinho.com.br), antes mesmo do lançamento e, até o final do fechamento desta matéria, 303 já haviam sido reservados.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: carreira vinho adriana barra