Cursos técnicos: mais chances de entrar no mercado!

Cursos técnicos

Alunas do Senai: Beatriz de Souza, Juliene Polassi, Lilian Valério Leite.

Antenados com as tendências do mercado, os cursos técnicos são uma boa pedida para quem quer garantir uma vaga. É indicado para quem está atrás do primeiro emprego e não tem grana para fazer o ensino superior ou mesmo aqueles em busca de uma nova carreira.

Quem investe no setor industrial não se arrepende. E as mulheres já sabem bem dessa realidade. É o caso das jovens Beatriz Batista de Souza e Lilian Valério Leite, ambas com 17 anos, e Juliene Polassi, de 16 anos.

As três são as únicas mulheres em uma classe de 30 alunos do curso de Comandos Elétricos do Senai, em Santos. Elas tiram de letra as aulas práticas, em meio a várias instalações e cabos, além de já terem em mente o que querem para o futuro. “A região está muito aquecida por causa da vinda da Petrobras. Depois desse curso, vamos fazer o de Instrumentação, assim as chances de conseguir um bom cargo são ainda maiores”, cometa Lilian.

Segundo o diretor do Senai (Santos), Waldemar de Oliveira Júnior, em quase todos os módulos oferecidos, a taxa de alunos empregados após os estudos é de cerca de 100%. “Nós temos convênios com as empresas da Baixada Santista em que os estudantes fazem estágios, sempre acompanhados pelos professores. Eles saem preparados, pois os cursos têm uma boa carga horária de aulas na prática, com equipamentos reais, e as empresas reconhecem isso”, garante.

No início de carreira, o salário para todas as áreas, seja industrial ou de informática, gira em torno de dois a três salários míninos, podendo chegar a dez depois de cinco anos de carreira. O curso de Redes (Informática) está entre os preferidos das mulheres.

Já as vagas na indústria sempre estão em expansão. Isso porque o mercado tem uma boa relação de oferta e procura, além de profissionais capacitados para atender a demanda. Com mais experiência, alunos do curso técnico estão mais preparados quando entram no ensino superior, e conseguem as melhores vagas já empregados.

Confira as opções de cursos:

Senac: 0800 883 2000

Senai: (61) 3317-9000 / 9001

Por Juliana Lopes

Comente