Currículo certeiro!

curriculo

Contar de forma objetiva e interessante sua trajetória profissional no currículo parece tarefa simples, mas, além de ser decisivo, requer alguns cuidados. O que adianta ter boa experiência, ter convicção de seu talento e ter papo convincente para ser selecionado se o seu currículo mau feito não te leva nem até a entrevista de emprego?

Algumas regrinhas ajudam a chegar lá:

  • Seja objetiva - não há ninguém que agüente ler um currículo com mais de duas páginas. O que vale são informações essenciais e bem organizadas. O resto você conta na entrevista pessoal.
  • Personalize o currículo- para cada vaga ou empresa uma ou outra informação pode contar valiosos pontos, portanto faça adaptações no currículo que irá mandar para empresas diferentes.
  • Não minta - deixe claro qual o verdadeiro nível de fluência do idioma e não “aumente” suas aptidões. A mesma regra vale para seus conhecimentos e habilidades em tecnologia e informática. Valorizar-se não significa mentir. Será inevitável e constrangedor ser desmascarada na entrevista.
  • Ousar? - cuidado, como você não conhece direito a empresa, nem quem vai selecioná-lo, será um risco. É sempre mais seguro optar pelo currículo tradicional. Use a sua criatividade apenas se a sua área permitir ou se tiver plena certeza que a empresa simpatiza com a fuga do padrão.
  • Use a Internet - a web pode ser uma aliada na busca de vagas. Um currículo virtual é hoje uma das formas das empresas buscarem os candidatos, mas avalie com atenção os sites de vaga e as possíveis propostas que receberá, desconfie de quem cobra por processo de seleção ou por entrevista.
  • Foto - a não ser que isso seja solicitado, é melhor dispensar o recurso. Caso seja uma exigência para a vaga, envie uma foto atual e discreta.

Por Karina Conde

Comente