Cuidados para uma jornada empreendedora eficiente

Cuidados para uma jornada empreendedora

Sabemos como é importante uma rotina eficiente para a condução de uma projeto ou empreendimento. Reconhecemos também que uma rotina tocada com descuido e perda de tempo pode significar no médio prazo um conjunto de prejuízos silenciosos, eventualmente difíceis de identificar, mas facilmente comprováveis em uma análise de oportunidades perdidas. Mesmo que a oportunidade em questão seja a simples contenção de esforços e energia dedicados a um assunto ou projeto que na realidade jamais teria a menor chance de vingar.

O fato é que, o conceito de eficiência junto com sua efetiva aplicação cotidiana, se configura como um dos mais importantes insumos - e não contabilizável -, no processo empresarial. E isso vale para qualquer um, independentemente do porte, mas quando a empresária em questão é uma empreendedora iniciante, vivenciando os primeiros momentos da sua jornada, esse elemento ganha um status especial.

Sendo assim, destacamos abaixo uma lista de dicas para que o seu dia-a-dia empreendedor traga o máximo de resultados com o mínimo possível de desgastes e desperdícios.

Vamos lá:

Para o dia-a-dia e o curtíssimo prazo:

1. Trabalhe com uma agenda diária, e seja detalhista no apontamento de compromissos. Mantenha sempre o histórico.

2. Em paralelo a agenda utilize um meio permanente para todos os outros apontamentos. Uma espécie de diário de bordo. Não desgrude dele e coloque ali tudo o que for relevante, detalhadamente.

3. Trabalhe sempre planejando os seus prazos contanto com ajustes, obstáculos e variáveis incontroláveis que sempre insistirão em fazer parte do seu cotidiano.

4. Seja organizada, separando claramente os conteúdos cujo destino será - ou deveria ser - um arquivo, daqueles que fazem parte dos assuntos principais ou nos quais a sua atuação esteja focada no momento.

5. Utilize os horários de almoço para almoçar, ter ideias ou refletir. Realize as reuniões nas salas de reunião ou na sua mesa de trabalho. E de preferência com horários certos para iniciar e encerrar.

6. Para qualquer tratativa, com sua equipe, parceiros, fornecedores ou clientes, estabeleça com o máximo de clareza, o que deverá ser feito, por quem, de que forma, quando e quanto custará.

7. Seja clara na comunicação e esclareça as dúvidas no ato em que elas surgem, por mais banais que aparentem ser.

8. Seja sempre atenta para não perder o foco. Caso isso ocorra que seja de forma consciente e decidida, mas jamais por descuido.

Para o médio e longo prazo:

1. Preocupações excessivas com coisas que ainda não aconteceram. No lugar disso, uma vez que já detectou a possível ameaça, empregue os seus esforços para atuar preventivamente ou preparar o contorno da situação, que eventualmente, pode não se efetivar.

2. Seja muito cuidadosa com intermediários profissionais de relacionamentos e interesses de negócios. Antes que ele inicie qualquer ação em benefício da sua empresa, certifique-se de atuará de forma objetiva e disciplinada, com alvos claros, dimensionados e prazos estabelecidos.

3. Cuidado com a parte administrativa e burocrática. Pequenos descuidos e deslizes nesse campo custarão horas e horas no futuro para sua solução, sem contar com o dinheiro que terá que provisionar para liquidar as eventuais pendências, que seriam facilmente evitáveis com um boa dose de atenção.

4. Evite se deixar seduzir pela última moda de gestão, ou sobre a novidade que vai "revolucionar" o mercado. Um boa dose de ceticismo inicial e a paciência para pagar um pouco antes de ver, pode poupar bastante energia e evitar frustações desnecessárias.

5. Antes de entrar de cabeça em uma nova ideia ou projeto faça um cuidadoso estudo de viabilidade econômica e operacional. Nesse momento seja fria e conte com obstáculos, atrasos e custos adicionais não orçados originalmente para todas as fases programadas.


Boa sorte e até o próximo.

Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial, empresa que atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Comente