Cuidado com a postura no trabalho

Poucas coisas são tão irritantes quanto aquela dor de cabeça chata, que vem sem avisar e estraga o dia. Quando se está no trabalho, então, perde-se a concentração, o humor muda imediatamente e vem aquela sensação incômoda de que a cabeça parece estar mais pesada.

O que pouca gente imagina é que essa dor de cabeça, muitas vezes acompanhada de fadiga e cansaço muscular, pode estar ligada à má postura no ambiente de trabalho. De acordo com estatísticas, cerca de 80% das pessoas sofrem de sintomas atribuídos à coluna vertebral.

Postura relaxada diante do computador ou mesmo muitas horas numa mesma posição são algumas das causas dessas dores. E as áreas mais atingidas por problemas posturais são a região lombar, a cabeça, as mãos, os joelhos e os cotovelos. "Padrões constantes da mesma postura acarreta ainda desequilíbrio muscular em todo o corpo", explica a fisioterapeuta Luciana Lopes Costa, que é coordenadora da especialização em Osteopatia da Faculdade Inspirar.


Ela ainda esclarece que essa falta de preocupação com a postura produz na coluna descompensações, que podem modificar a curvatura normal, causando diversos problemas como escoliose e hiperlordose. Em casos mais graves a doença evolui para artroses e hérnias discais. Para prevenir, nem precisa dizer que a prática de exercícios físicos regularmente é a melhor indicação dada pela fisioterapeuta, que aconselha um acompanhamento profissional especializado para indicar o melhor exercício.

Por Lívany Salles

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