Conquiste uma vaga pela internet

Emprego  Conquiste uma vaga pela internet

Foto: Istock

A tecnologia mudou infinitas coisas na vida moderna e uma delas foi o processo seletivo para vagas de trabalho. Se candidatar à uma vaga pela internet está cada vez mais comum e muitas empresas estão preferindo este processo por economizar tempo e não precisar disponibilizar recursos para atender a todos os candidatos.

Para conquistar uma boa colocação é preciso estar atento aos portais de anúncio que as companhias estão utilizando e também saber qual a abordagem mais apropriada para cada caso.

Em sites de recrutamento como, Catho Online, Vagas e Curriculum.com, um questionário sobre suas experiências e dados pessoais é proposto na hora do cadastramento. Muitos deles, encaminham para o e-mail do candidato vagas compatíveis com as informações respondidas. As perguntas são similares a de um currículo comum.

Além dos sites de recrutamento existem outras possibilidades online para quem está em busca de um emprego. Vários blogs e perfis em redes sociais recebem diariamente e-mails de empresas para anunciar uma vaga. Geralmente o serviço é gratuito e o candidato tem de enviar o seu currículo por e-mail. Como é o caso de Trampos, Link Zero e Prolancer.

Nestas situações a atenção deve ser redobrada, pois o recrutador irá avaliar tanto pelas informações do currículo quanto pela abordagem do candidato. Os currículos muito extensos quase sempre são ignorados e os e-mails precisam ser curtos, diretos e sem informalidades. Imagine só quantos e-mails não são enviados para uma mesma vaga? É necessário se destacar.


Uma boa dica para não ser ignorado logo de cara é enviar o currículo no corpo do e-mail, pois nem sempre o recrutador abrirá arquivos em anexo. Outro cuidado deve ser com as informações contidas. Quem tem experiência em nutrição e fisioterapia, mas está concorrendo à uma vaga de fisioterapeuta, pode deixar as informações sobre nutrição de fora. É preciso focar apenas no que importa.

Por Mariana Benjamim

Comente