Como sobreviver com um salário mínimo?

Como sobreviver com um salário mínimo

Para milhões de brasileiros que recebem salário mínimo, o novo mês começa sempre com a mesma dúvida: como garantir 30 dias com R$ 622? Porém, para a maioria, o dinheiro tão esperado acaba desaparecendo das mãos muito antes do calendário virar a página. Nestes casos, especialistas em economia orientam que o melhor é rever o orçamento familiar.

A aposentada Maria de Lourdes Pinto Machado, 76 anos, costuma evitar gastos maiores para não comprometer sua renda. Ela aproveita as promoções nos mercados do bairro, economiza energia elétrica e tira parte dos medicamentos em farmácias populares, optando por genéricos. Porém, Lourdes diz que só conseguiu sair do sufoco quando passou a ter um dinheiro extra. Atualmente, ela sustenta a renda mensal com a produção e venda de artesanato, bolos confeitados e salgados para festas.

"Minha aposentadoria me mantém por 15 dias, no máximo, pois pago as contas fixas mensais e faço compras no supermercado. No resto do mês, sobrevivo com minha renda extra. Compro meus remedinhos, faço a feira da semana e compro minhas revistas de fofoca", confessa dona Lourdes.

Gastar menos e ganhar mais

Segundo o economista e consultor financeiro Everton Lopes, o importante é a família se organizar para viver com aquilo que ganha por mês. Vale economizar, ter uma planilha de orçamento familiar ou, até, garantir trabalho extra. "O lema é gastar menos e ganhar mais. Não adianta ter uma segunda renda se ela não pode ser guardada para um imprevisto", alerta.

Por Livany Salles

Comente