Como serão os feriados durante os jogos nas cidades-sede?

feriados copa

Foto - Shutterstock

Será que vamos conseguir uma folguinha durante algumas partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo? Para descobrir se existe a possibilidade de acompanhar a bola rolando pelo gramado brasileiro, vamos entender alguns pontos básicos e anotar na agenda.

A competição tem início em 12 de junho e termina em 13 de julho. Nesse período, os jogos serão realizados em 12 cidades-sede. Entre essas, apenas 4 decidiram decretar o feriado nos dias das partidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Apenas em Brasília e Salvador não haverá nem feriado, nem ponto facultativo.

Já Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba e Natal decidiram pelo ponto facultativo nos dias de jogos na cidade. Em Manaus e Porto Alegre, a questão ainda não foi definida. É importante ressaltar que feriados servem para todo mundo, tanto funcionários públicos quanto da iniciativa privada

A Lei Geral da Copa autoriza que os governos Federal, Estadual e Municipal decretem feriado ou ponto facultativo em qualquer dia de jogo realizado no Brasil. Por isso vale lembrar que se for decretado ponto facultativo, as empresas privadas ainda podem obrigar o funcionário a trabalhar normalmente. Só servirá a dispensa para todos quando for anunciado um feriado propriamente dito.

Veja como será a programação em cada cidade:

Belo Horizonte

Não haverá feriado nos dias dos jogos, somente ponto facultativo. Nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira em qualquer cidade do país, o expediente terminará 3 horas antes do início da partida. Na hipótese de realização de jogo da Seleção em dia útil na cidade de Belo Horizonte, o expediente será encerrado 5 horas antes do início da partida.

Brasília

Não haverá feriado. Em dias de jogos do Brasil em qualquer lugar do país, o expediente nos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal será até às 12h.

Cuiabá

Os dias de jogos da Copa em Cuiabá serão de ponto facultativo nos órgãos do governo estadual. O ponto facultativo serve para os órgãos e entidades da administração pública estadual com sede na capital e em Várzea Grande.

Curitiba

Nos dias em que a Arena da Baixada receber qualquer jogo será decretado ponto facultativo de meio período, a partir das 12 horas.

Fortaleza

Todos os dias em que houver jogos na Arena Castelão serão feriados municipais.

Manaus

A questão ainda está indefinida.

Confira, a seguir, as todoas as datas de jogos em cada cidade-sede e programe-se!

Belo Horizonte (MG) - Estádio Mineirão

14 de junho (sábado), 17 de junho (terça-feira), 21 de junho (sábado), 24 de junho (terça-feira), 28 de junho (sábado) e 8 de julho (terça-feira).

Brasília (DF) - Estádio Nacional

15 de junho (domingo), 19 de junho (quinta-feira), 23 de junho (segunda-feira), 26 de junho (quinta-feira), 30 de junho (segunda-feira), 5 de julho (sábado) e 12 de julho (sábado).

Cuiabá (MT) - Arena Pantanal

13 de junho (sexta-feira), 17 de junho (terça-feira), 21 de junho (sábado) e 24 de junho (terça-feira).

Curitiba (PR) - Arena da Baixada

16 de junho (segunda-feira), 20 de junho (sexta-feira), 23 de junho (segunda-feira) e 26 de junho (quinta-feira).

Fortaleza (CE) - Estádio Castelão

14 de junho (sábado), 17 de junho (terça-feira), 21 de junho (sábado), 24 de junho (terça-feira), 29 de junho (domingo) e 4 de julho (sexta-feira).

Manaus (AM) - Arena Amazônia

14 de junho (sábado), 18 de junho (quarta-feira), 22 de junho (domingo) e 25 de junho (quarta-feira).

Natal (RN) - Estádio das Dunas

13 de junho (sexta-feira), 16 de junho (segunda-feira), 19 de junho (quinta-feira) e 24 de junho (terça-feira).

Porto Alegre (RS) - Estádio Beira-Rio

15 de junho (domingo), 18 de junho (quarta-feira), 22 de junho (domingo), 25 de junho (quarta-feira) e 30 de junho (segunda-feira).

Recife (PE) - Arena Pernambuco

14 de junho (sábado), 20 de junho (sexta-feira), 23 de junho (segunda-feira), 26 de junho (quinta-feira) e 29 de junho (domingo).

Rio de Janeiro (RJ) - Estádio do Maracanã

15 de junho (domingo), 18 de junho (quarta-feira), 22 de junho (domingo), 25 de junho (quarta-feira), 28 de junho (sábado), 4 de julho (sexta-feira) e 13 de julho (domingo).

Salvador (BA) - Arena Fonte Nova

13 de junho (sexta-feira), 16 de junho (segunda-feira), 20 de junho (sexta-feira), 25 de junho (quarta-feira), 1º de julho (terça-feira) e 5 de julho (sábado).

São Paulo (SP) - Arena de São Paulo

12 de junho (quinta-feira), 19 de junho (quinta-feira), 23 de junho (segunda-feira), 26 de junho (quinta-feira), 1º de julho (terça-feira) e 9 de julho (quarta-feira).

Jogos do Brasil

De acordo com a tabela oficial da FIFA, o time canarinho disputa as três partidas da fase de grupos nos dias 12 de junho (quinta-feira, às 17 horas, em São Paulo), 17 de junho (terça-feira, às 16 horas, em Fortaleza) e dia 23 de junho (segunda-feira, às 17 horas, em Brasília). Essas são as datas previsíveis por enquanto, tudo vai depender do Brasil avançar na competição ou não.

Caso o Brasil avance até a fase final da competição, outros quatro dias podem ter alterações no regime de trabalho: 28 ou 29 de junho, 4 ou 5 de julho, 8 ou 9 de julho e 12 ou 13 de julho, dependendo da trajetória da seleção.


Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: copa do mundo