Como será o seu futuro profissional?

Futuro profissional

Fui um dos finalistas em um processo de recrutamento e seleção. Encaminhado para o entrevistador, o diretor industrial daquela importante multinacional Alemã, pude admirar a belíssima sala daquele executivo, desde os quadros de excelente gosto que decoravam as paredes até enorme estante de livros que ocupava toda parede atrás de sua imponente escrivaninha.

Mas o que mais me chamou a atenção foi sua cadeira reclinável e giratória, era linda, top de linha de uma conhecida grife de móveis para escritórios.

Aquele, sério, diretor industrial lia meu currículo e vez por outra me olhava por cima de seus óculos de leitura, avaliando-me enquanto eu continuava paralisado, apenas, acompanhando com os olhos o seu girar e reclinar em sua belíssima cadeira executiva.

O silêncio foi interrompido quando ele falou: “É Daniel você não tem experiência ainda, mas cursou uma boa universidade, Daniel qual é a sua expectativa de futuro?”

A pergunta me surpreendeu, eu não estava preparado para responder uma pergunta tão profunda como esta. Então levianamente e de modo inconsequente disse apontando para a sua linda e confortável cadeira: “Eu quero me sentar aí ”.

Ele me imobilizou com seu olhar penetrante e simultaneamente passou a mão no telefone. Naquele instante senti que a possível oportunidade estava perdida, ele certamente ligaria para a segurança ou para a entrevistadora do departamento de recrutamento e seleção reclamando da qualidade do candidato. Mas felizmente não foi isto que aconteceu ele falava com o superior hierárquico dele e dizia: “Julio encontrei a pessoa certa” e depois de trocar algumas palavras com seu interlocutor ao telefone voltou-se para mim e disse: “Parabéns, você está admitido. É gente assim que quero na minha equipe, gente com expectativa de futuro.”

Você tem uma expectativa de futuro?

Você sabe em que cadeira você quer se sentar?

Você já pensou onde gostaria de estar em cinco ou seis anos?

Reflita sobre isto!

Por Daniel C. Luz

Autor dos livros Insight1 e Insight2

DVS Editora

Comente