Como se destacar na dinâmica de grupo?

Como se destacar na dinâmica de grupo

Foto: Dreamstime

Para conseguir aquele emprego dos sonhos você passa por várias etapas: desde o dia que enviou o currículo (ou cadastrou no banco de dados do site da empresa), passando pelos inúmeros testes psicotécnicos, provas de conhecimentos gerais ou específicos de uma função ou inglês.

Mas, apesar de tantos procedimentos, antes de encarar o recrutador (que, normalmente, é o gerente da área acompanhado de uma psicóloga), provavelmente você passará por uma dinâmica de grupo. Essa estratégia dos profissionais de Recursos Humanos tem o objetivo de avaliar o comportamento e as características dos candidatos que estão competindo pela vaga.

Existem diversos tipos de atividades durante uma dinâmica: desafios, exercícios, jogos e até brincadeiras que podem parecer não ter sentido. O que os recrutadores buscam nesse momento é selecionar o candidato que se encaixe no perfil da vaga e da empresa.

Dicas importantes

Segundo recrutadores de empresas, muitos candidatos cometem erros imperdoáveis, como abusar no figurino (maquiagem pesada, acessórios extravagante, roupas muito justas ou decotadas), comportamento impróprio (nervosismo visível, vocabulário vulgar, má postura, timidez) ou mostrar pouco interesse.

Durante o processo, se tiver alguma dúvida, pergunte. Dependendo da resposta você consegue pensar em como deve agir. Lembre-se: a maioria das empresas busca por profissionais flexíveis, criativos, comunicativos (que saibam falar e não que falem demais), organizados e que conseguem tomar decisões diante de situações imprevistas.


Por Livany Salles

Comente