Como se despedir da empresa?

despedidadaempresa

Foto: Wavebreak Media LTD/Wavebreak Media Ltd./Corbis

Começar um novo emprego é difícil, mas sair também pode não ser tão simples quanto parece. A despedida da empresa, principalmente o famoso e-mail de despedida, traz dúvidas para muita gente. Mas não é tão complicado assim.

"Deixar um emprego é apenas uma etapa encerrada na carreira profissional, mas isto não significa que a carreira tenha chegado ao fim", afirma Mario Persona, consultor e professor de estratégias de comunicação e marketing. E não só por questão de gentileza, sair com amigos é também uma estratégia na visão do consultor: "Como o mundo dá voltas, amanhã o profissional poderá estar trabalhando com um daqueles colegas em outro lugar".

Mas nada de sair como pobre coitada! Independentemente de pedir demissão ou ser demitida, o ideal é sair de cabeça erguida. Tanto para não ficar com uma imagem ruim quanto para inspirar outros colegas a almejarem melhores posições profissionais no futuro. "Em suma, quem sai deve agir como se estivesse vendendo sua saída e não como um condenado caminhando para o paredão", diz Mario.

Na hora de escrever a despedida não vale a pena destilar todo o seu veneno e rancor por más experiências, "colocar as coisas em pratos limpos" ou tentar jogar chefes contra empregados para satisfazer o instinto de vingança. A pergunta que se deve fazer a si mesma é: que benefício tal ação negativa me trará? Isso é mesmo necessário?

No e-mail em si, o equilíbrio deve prevalecer. Nem muito formal, nem muito despojado, de modo que todos vejam em você uma profissional séria, porém, humana. "Quanto mais breve e direto for, melhor. O ideal é deixar algumas coisas no ar para a imaginação de quem ler, como ‘Quero agradecer àqueles que me ajudaram a enxergar uma nova oportunidade", afirma o consultor.

E pedir indicação para outros empregos, é válido? Talvez não no primeiro momento, onde ser sucinta é o mais indicado. Mas nada impede de entrar em contato com pessoas estratégicas que tiverem uma rede de relacionamentos que possa ajudar numa recolocação.

Veja um exemplo de e-mail de despedida dado por Mario Persona:

"Como você já sabe, estou deixando meu posto nesta empresa para iniciar uma nova etapa profissional. (*)

(* Aqui pode ser informado o novo posto e empresa, se for o caso, ou, se ainda não tiver nada em vista, simplesmente dizer algo como "Logo enviarei notícias de como estou me saindo em minha nova posição").

Quero agradecer por você ter sido uma das pessoas que fizeram parte de meu crescimento pessoal e profissional. O fato de termos trabalhado lado a lado é algo que certamente me enriqueceu e espero que isto seja recíproco.

Aguarde, pois você receberá notícias minhas. Enquanto isso, se quiser entrar em contato comigo a qualquer hora, é só ligar para 5555-5555 ou por email meuemail@meuemail.com.

Mais uma vez obrigado por tudo.

Sinceramente,

Antonio."

Uma coisa é certa: se você não é tão ousada, criativa ou sortuda quanto a garota desse vídeo, é melhor mandar só um simples e-mail.

Por Juliany Bernardo (MBPress)

*Serviço: Consultor de estratégias de comunicação e marketing Mario Persona.

Comente