Como se concentrar e render mais no trabalho

Dicas para não perder o foco e aumentar a produtividade
foco no trabalho

foto: iStock/© Jacob Ammentorp Lund

Seu trabalho exige demasiado foco? Quando você sente que não está rendendo o quanto gostaria e que produtividade não está sendo a sua característica mais forte dom momento, talvez seja uma boa boa hora de avaliar o seu comportamento no trabalho e mudar algumas atitudes. Veja algumas dicas para mudar esse panorama e voltar a trabalhar com todo aqueles gás de antes!


Durma bem

Antes de mais nada é preciso ter uma boa noite de sono! Não há ânimo que resista a uma noite mal dormida. Para se concentrar no dia a dia, o corpo precisa estar bem descansado. 

Isso não é novidade pra ninguém, mas vale lembrar que essa atitude é essencial, né?

Crie listinhas

Se você acha que não fez tudo o que queria fazer naquele dia e volta pra casa com aquela sensação de frustração, nada melhor do que criar listas com as tarefas que você quer realizar. Assim você programa os horários para que essas tarefas aconteçam e você não corre o risco de esquecer.

Organize suas tarefas

Comece  fazendo o que é prioridade, o que é mais importante e o que é mais trabalhoso. Geralmente é no início do dia que estamos mais dispostas,  por isso realizar aquela tarefa não vai ser tão difícil do que se você deixar pro fim do dia, depois de ter feito tanta coisa e já estiver mais cansada.

Limpe a sua mesa de trabalho

Às vezes é a bagunça que nos impede de concentrar para tarefas importantes. Para ter foco, elimine qualquer distração da sua mesa. Bilhetinhos engraçados, revistas de entretenimento e toda aquela papelada inútil ou fora de ordem.

Desconecte-se das distrações

O mesmo serve para outras distrações como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e afins. Desligue-se das redes para concentrar-se o necessário para realizar suas atividades importantes.

Faça pequenos intervalos

Não adianta, por mais que você produza sem parar, uma hora seu cérebro vai pedir um fôlego! Ou o seu estômago, talvez. Por isso levante-se ou pare o que está fazendo, alongue-se, se movimento, tome um ar. Vá ao banheiro, circule, tome um café ou um lanche. Converse com um colega. Esse intervalo de distração é ótimo para seu cérebro relaxar e repor as energias, principalmente de estômago forrado.

Por Jessica Moraes

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