Como prender a atenção dos jovens no ensino de idiomas?

Como prender a atenção dos jovens no ensino de idi

Foto: Dreamstime

Nascidas em plena revolução tecnológica, as crianças contemporâneas sabem lidar muito bem com novas tecnologias, são mais informadas e mais exigentes. Quando não está se falando em videogames, compras, televisão e computador, prender a atenção dos pequenos hoje em dia é um grande desafio.

Por isso, é cada vez maior a discussão sobre abordagens que sejam compatíveis aos estímulos recebidos diariamente. O que fazer para as crianças prestarem atenção na aula, por exemplo? Ouvi-las.

Com base em pesquisa realizada com alunos entre nove e 12 anos, a rede de escola de idiomas inFlux desenvolveu um material didático e uma nova abordagem das aulas, com foco nessa faixa etária. A mudança visa trazer assuntos diretamente ligados ao cotidiano dos pré-adolescentes, como mídias sociais, música, internet e jogos. De acordo com o executivo, o novo material atraiu mais interessados para o curso. "Sentimos um aumento de 30% no número de alunos depois das mudanças", afirma Ricardo Leal, diretor presidente da marca.

A rede também percebeu que os estudantes dessa faixa etária estão mais familiarizados com a língua inglesa, graças a equipamentos eletrônicos e TV a cabo, entre outros itens. "Por isso, o ritmo das aulas aumentou e elas ficaram mais lúdicas com cinco a seis atividades e competições que utilizam brincadeiras, como jogo da memória e batata quente, além situações do cotidiano como ir ao cinema, fazer compras e visitar um parque, por exemplo.", explica Lívia Baccan, do departamento pedagógico da rede.


Por Livany Salles

Comente