Como pedir aumento e negociar salário

Como pedir aumento e negociar salário

Muitos profissionais ensaiam e prorrogam por algum tempo aquele pedido de aumento de salário para o chefe. Muitos temem correr o risco de perder o emprego. Outros não sabem como abordar o chefe e argumentar sobre o assunto. Afinal, quando e como negociar o aumento?

As pesquisas mostram que as mulheres tendem a relutar mais do que os homens em negociar um salário maior que o oferecido inicialmente. Tal atitude irá repercutir ao longo dos anos, prejudicando até mesmo o empenho profissional.

Para quem está começando, então, falta coragem para barganhar uma remuneração mais elevada. O medo é de que o contrato seja rescindido. No entanto, especialistas afirmam que isso é muito improvável, desde que o profissional saiba como pedir. Propor alternativas como bonificação caso atinja as metas, entre outras opções, ajuda a buscar uma solução positiva. Não é aconselhável que a justificativa do aumento seja para fins pessoais.

Caso o salário não esteja de acordo o esperado, é bom analisar outros aspectos, como benefícios, duração das férias, grau de responsabilidade, horas trabalhadas etc. Todos os fatores irão pesar na hora da negociação e podem compensar a remuneração.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira emprego trabalho salário mulheres