Como os mantras podem ajudar na vida profissional

Mantas na vida profissional

A palavra Mantra vem do sânscrito "Man", que significa mente e "Tra", alavanca. Ele corresponde a uma sílaba ou frase que, quando falada durante a meditação e de forma repetitiva, pode ajudar em diversas áreas da vida.

Alguns mantras são conhecidos por ajudar na concentração e meditação, enquanto outros servem para energizar, adormecer ou despertar. Mas será que existe algum que ajude especificamente nos negócios?

De acordo com Ana Rita Simonka, mestre em Yoga, cantora e professora de cursos de "Mantras & Chakras", apesar de não existir nenhum direcionado ao trabalho, diversos deles podem ajudar na vida em geral, contribuindo desta forma para a vida profissional também.

"Os mantras são um suporte para a meditação. Sendo assim, eles trazem benefícios integrais para o corpo e a mente. Nesse sentido ele, sem dúvidas, também ajuda a alcançar os objetivos profissionais", explica. "Os mantras servem para o equilíbrio geral e causam estabilidade em todos os aspectos".

Apesar de serem muito utilizados na religião, os mantras não necessariamente seguem uma crença específica e podem ser executados por qualquer pessoa sem que ela precise seguir esta ou aquela doutrina. Porém, também é importante ressaltar que não basta repetir algumas palavras que obter os resultados desejados.

"Existe duas maneiras de fazer uso do correto mantra. A primeira requer prática e concentração para que a pessoa consiga trazer para si o equilíbrio e o conhecimento da energia vital que todos possuem", conta a mestre. O segundo passo é meditar até que se obtenha o significado espiritual dos mantras, que não envolvem somente os cultos, mas também o conhecimento pessoal como um todo.


Apesar do foco e do autoconhecimento, os mantras são frases ou palavras bastante simples e que podem ser praticados em qualquer lugar silencioso. Ana Rita Simonka ensina um bastante simples. "O ‘Om’ é o pai de todos os mantras, é uma palavra simples que todos conhecem. Ele significa o som do universo. Para uma vida profissional, o ‘Om’ pode ser seguido pelas palavras ‘Pat Fat’, que significa se concentrar na verdade e deve ser dito repetidamente com muita serenidade", explica.

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: momento zen mantras