Como não perder tempo com redes sociais

Você entra no facebook apenas para verificar alguma atualização, aproveita e conversa com aquela amiga que não vê há algum tempo, dá uma olhada nas fotos de outra que foi viajar, fica sabendo daquela colega de trabalho que está grávida e dá os parabéns virtualmente (mesmo sabendo que irá encontrá-la no dia seguinte), conversa com um amigo que acaba de entrar, vê que outro está fazendo aniversário naquele dia. Deixa uma mensagem.

No trabalho, checa os e-mails várias vezes. Responde alguns e se pergunta se algum dia teria tempo de responder a todos. Percebe que não dá conta. Fecha tudo e começa as tarefas. Abre o twitter apenas para espiar um pouco. Vê que terá um sorteio imperdível, basta mandar uma frase para concorrer a um perfume importado. Perfeito. Ops! De repente, percebe que está tudo atrasado e a hora de encerrar o expediente se aproxima. Lá se foram horas improdutivas.

Se você se identificou, não é a única. Perde-se mais tempo acessando mídias sociais do que se imagina. Segundo o especialista em administração do tempo e produtividade, Christian Barbosa, existem algumas estratégias que podem livrar o profissional daquela perda de tempo:

1 - Quantidade de redes não é qualidade. Participe de redes sociais relevantes. "Eu por exemplo, uso apenas 4 redes (Facebook, LinkedIn, Twitter e Orkut -> nessa ordem de importância)", afirma.

2 - Cancele e-mails de notificações. Todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails, o melhor é cancelar todos, assim você comanda a rede e acessa quando quiser, caso contrário vai ser difícil controlar a vontade de saber porque você foi "taggeado" na foto da sua amiga…

3 - Determine um foco nas redes. Por exemplo, se você for utilizar o twitter para fins profissionais, não misture com coisas pessoais.

4 - Determine horários. "Eu não sou contra ver seu facebook durante o horário de expediente, sou contra o abuso desse uso. Utilize seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço para caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais. Eu costumo ver e responder minhas redes no final do dia, em casa", diz.

5 - Siga poucas pessoas, mas relevantes. Para que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou irrelevante?

Por Lívany Salles

Comente