Como lidar com inimigos no trabalho

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Onde existem duas ou mais pessoas reunidas, ele estará lá: o conflito. Ele acontece por que as pessoas possuem valores e/ou ideais diferentes. Mas o que fazer quando o conflito acontece no ambiente de trabalho?

Segundo Alexandre Prates, coach especialista em liderança e desenvolvimento humano, é importante compreender que o problema não está no conflito e, sim, na consequência gerada por ele. " O debate de ideias é saudável. No entanto, a maioria das pessoas, quando questionadas, contrariadas, tem a sua vaidade ferida e tende a atacar para se defender" diz.

De acordo com Prates, alguns relutam a reconhecer que a ideia do outro é melhor, pois não querem perder a razão. Já outros, por receio de perder uma posição ou promoção, criam atritos para diminuir a reputação do colega e fazê-lo menos merecedor do que ele.

"Pouco a pouco, vamos criando inimigos. Se bem que essa palavra é muito forte, prefiro chamar de adversários. Um inimigo quer o seu mal, o adversário quer o seu lugar, mas não deseja prejudicar você. Porém, se você realmente acredita que tem alguém na sua empresa que deseja o seu mal, então possivelmente você tem um inimigo", esclarece.

Confira as dicas de Alexandre Prates para lidar com pessoas difíceis no trabalho:

1. Ter adversários é normal

Se você não tem adversários é por que não está fazendo o seu trabalho direito. Quando as pessoas se incomodam conosco, é sinal de que estamos nos destacando.

Estou falando de resultados, de entrega, de comprometimento e não de destaque por comportamentos inadequados, ou seja, bajular o chefe, vestir roupas extravagantes, extrapolar nas brincadeiras, etc. Se você é bom, vai se destacar e, quando isso acontecer, terá adversários.

2. Fortaleça a sua reputação

A reputação é o seu maior patrimônio.Contribua com as pessoas, preserve a sua imagem, não entre em fofocas e, principalmente, faça o seu trabalho de forma extraordinária. Amplie a percepção de valor que as pessoas enxergam em você.

3. Entregue resultados

Eles te protegem, pois comprovam a sua competência. Se você é um grande vendedor, vai ter muitos adversários, mas jamais conseguirão fazer nada contra você. Quem tem resultado, tem credibilidade.

4. Seja firme e verdadeiro

Não se importe se o adversário é desonesto, falso, dissimulado. Se você agir igual, dará armas para que ele use contra você. Se ele fez uma fofoca a seu respeito, chame-o e esclareça imediatamente.

Se ele mente, fale sempre a verdade. As pessoas sempre ficam perto de quem fala a verdade. Se ele não parar, chame-o para uma reunião, com o seu superior, e apresente o que está acontecendo com muita calma e serenidade.


Por Vila Mulher

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