Como lidar com a insegurança do novo emprego?

Como lidar com a insegurança do novo emprego

Foto: Dreamstime

Por mais experiente que o profissional seja sempre dá aquele "frio na barriga" quando ocorre uma mudança de emprego - mesmo que seja apenas uma mudança de gerência na mesma empresa. Nestes momentos, o novo ambiente, as inseguranças e o receio de como as pessoas irão nos acolher contam muito para nossa expectativa de sucesso na nova jornada profissional.

Segundo profissionais de RH e Administração, o "novato" tem que ficar atento em pequenos detalhes que podem derrubá-lo ou enaltecê-lo. O primeiro passo é a famosa leitura do ambiente (saiba onde você está pisando e com quem está lidando), não tente mostrar muita capacidade logo de início, pois isso pode gerar insegurança nos demais funcionários. Seja simpática e desenvolva um bom relacionamento com o pessoal, inclusive clientes e fornecedores.

Outra dica importante é se mostrar aberta a novidades e interesse em aprender. Parece regra básica, mas muitos funcionários recém-contratados têm o hábito de ficar esperando ordens quando, na verdade, o chefe quer que ele mostre serviço, ou seja, não tem o que fazer? Procura que tem, sim.

Se você estava buscando uma nova oportunidade, agora que conseguiu, não vai ficar remoendo o passado. Colegas de trabalho, vantagens do outro cargo, etc. Foque no seu emprego atual e jamais tenha uma postura oposta aquela que mostrou durante o processo de seleção (entrevistas, dinâmicas). Seja coerente com o seu currículo, nada de inventar várias habilidades só para ser contratada.


Por Livany Salles

Comente