Como funciona o Coaching virtual

Como funciona o Coaching virtual

O coaching é um processo na qual um treinador, pela definição da palavra, ensina o seu coachee - cliente - a obter uma indentificação do uso de suas competências e qualidades, além disso o ajuda a reconhecer e superar suas fragilidades, seja no ambiente profissional ou pessoal. A novidade nesta área é o coaching virtual,. Neste caso, a pessoa faz o seu treinamento por meio de skype, telefone e e-mail. Mas será que a técnica é tão boa quanto a convencional?

De acordo com José Roberto Marques, Master Coach e presidente do Instituto Brasileiro de Choaching (IBC), devido ao crescimento da economia nos últimos 10 anos, o brasileiro aumentou sua renda e hoje, com maior poder de compra, passou a investir mais no seu aprimoramento pessoal e profissional. Por isso, a procura por coaching aumentou vertigiosamente e tem como previsão um crescimento de 500% ainda este ano.

Existem três tipos de coaching. O Executivo visa sucesso e aperfeiçoamento na área profissional, procurando orientar o cliente quanto à identificação de metas, missão e valores. O Pessoal, ou Life Coaching, trabalha a meta pessoal do contratante e leva em conta os objetivos e missões relacionadas tanto financeiramente como na saúde, espiritualidade e administração do tempo. E o Coaching de Performance, por sua vez, visa identificar os bloqueios internos do coachee e a removê-los, a fim de atingir os objetivos determinados.

Treinamento efetuado, tanto na forma presencial quanto na virtual, a segunda opção tem como foco atender profissionais sem disponibilidade de tempo para se deslocar e para quem procura comodidade, flexibilidade de horários, fácil acesso ao conteúdo, custo reduzido e ainda aqueles que buscam uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento em suas carreiras e na vida pessoal.

O Master Coach ainda revela que o Coaching virtual trabalha as mesmas prerrogativas do presencial, abordando o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais, autoconhecimento, mudanças, estabelecimento de metas, foco e realização dos objetivos, com a vantagem de otimizar o tempo e flexibilizar os horários.

"Assim como no coaching tradicional, o processo é personalizado e visa atender individualmente as necessidades do cliente. Mas, como no modelo presencial, para que o e-coaching funcione é essencial que coach e cliente tenham um relacionamento de confiança, estejam sintonizados e comprometidos com as metas, como também focados em alcançar os resultados estabelecidos", alerta José Roberto.


O presidente do Instituto Brasileiro de Choaching (IBC) também conta que, caso o respeito por ambas as partes seja colocado em prática, nada impede que o coaching virtual tenha os resultados esperados, suprindo assim, as nececidades de um treinamento presencial.

"Para uma pessoa ou um profissional dedicado e focado na realização de suas metas, o coaching virtual dificilmente não surtirá os resultados desejados. Caso a adaptação ao modelo online não tenha tido sucesso, a melhor maneira pode ser conciliar o modelo à prática de coaching tradicional, que usa o ‘face to face’ para dar o feedback que o cliente precisa", finaliza o Master Coach.

Por Carolina Paino (MBPress)

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