Como falar de si mesma durante uma entrevista de emprego?

entrevista de emprego

Foto - Shutterstock

Faz tempo que você procura a vaga dos seus sonhos. Você consegue, mas aí bate aquele nervosismo na hora da entrevista de emprego! O que falar? Como responder à velha questão: "Fale mais sobre você?"

Uma dica é ficar atenta ao tempo. Geralmente os recrutadores têm sete minutos para analisar e decidir a primeira impressão sobre o candidato. É neste momento em que todas as intenções no emprego devem ser expostas. Seja clara, objetiva, mas cuidado para não apelar e falar demais.

Treine um pouco em casa, ou escreva uma carta onde você possa descrever sua trajetória profissional. Certifique-se que os tópicos listados vão realmente fazer sentido para a vaga - muitas vezes, uma experiência, por mais incrível que seja, não é tão importante. Leia muito bem a descrição da vaga, que certamente a ajudará a explicar melhor sua trajetória.

Deixe os adjetivos de lado e espere que o recrutador faça elogios, ou críticas. Lembre-se da coesão (dê sentido para a sua trajetória) e seja menos detalhista possível - ninguém precisa saber que você era superamiga do pessoal do financeiro.

Tenha confiança e pergunte, sempre que uma dúvida surgir! Os candidatos que demonstram interesse e curiosidade saem na frente em qualquer área. Boa sorte!


Por Caroline Sarmento

Comente