Como falar de salário durante a entrevista

Saiba como falar de salário durante a entrevista

Sabe aquele momento durante uma entrevista de emprego em que o entrevistador fala sobre a vaga, o horário, a empresa, menos sobre o salário? Sempre bate aquela vontade de perguntar: "E o salário?". Mas, qual é maneira menos atrevida e qual o melhor momento para questionar sobre a remuneração durante uma entrevista?

Segundo consultores de planejamento na área de Recursos Humanos, o candidato só deve abordar o assunto no final da entrevista (isso quando a vaga anunciada não mostrar a faixa salarial). É importante, também, que o candidato saiba como introduzir a questão para não parecer desinteressado nas outras informações.

Especialistas no assunto garantem que perguntar sobre o salário não influencia na hora da decisão, mas o candidato tem que saber como falar.

Exemplo: A empresa já tem uma base de qual será a faixa salarial?

Perguntar sobre o plano de carreira que a empresa desenvolve pode contar pontos a favor, pois mostra interesse em crescimento profissional.

Consultores da área recomendam que, seja no currículo (pretensão salarial) ou durante a entrevista, o candidato deve fazer uma pesquisa de mercado sobre qual a faixa salarial para a sua profissão e não simplesmente jogar um valor específico.


É importante não mentir sobre o último salário, pois na contratação eles conferem na carteira de trabalho e podem desistir se o salário que eles oferem for inferior ao do último emprego. Outra dica é deixar claro na pretensão salárial que você é flexível para negociações.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: emprego trabalho salário entrevista carreura