Como evitar gafes na entrevista de emprego

Veja as dicas da profissional para se sair bem na entrevista de emprego
entrevista de emprego

Istock/© AdamGregor

Se você está a procura de emprego precisa lidar com recrutadores de empresas com uma certa frequência. E neste momento importante, a hora da entrevista ou seleção para a tão sonhada vaga pode se tornar motivo de dor de cabeça.


Afinal, o que pensam os recrutadores? O que eles querem, quem procuram? Para saber estas e outras respostas diretamente da fonte, o VilaMulher vai te mostrar abaixo algumas dicas para te ajudar a conquistar uma vaga no mercado de trabalho, de acordo com as informações de Juliana Motta, gestora de RH da empresa PSafe Tecnologia.

Para começar, aprenda a ouvir

Muitas vezes, ficamos impressionados com as gafes e tentamos reverter a situação. Em alguns casos, sem muito sucesso, resultando na eliminação do candidato. É fato que a timidez é um complicador, mas falar em demasia é sinal de uma dificuldade de escuta.

Seja transparente

Mentir nunca é uma boa opção. Muitas vezes, o candidato dissimula, aumenta ou inventa certas informações para não deixar a oportunidade passar. Informações aparentemente “inofensivas”, podem fazer a credibilidade do candidato ir por água abaixo. Podemos citar, como exemplo, o fato comum de dizer que tem Inglês fluente e o processo mudar de rumo, caso o recrutador decida entrevistar no idioma. #fail

Não faça análise

A entrevista não é uma terapia. Muitos candidatos por considerarem que a situação pessoal pode interferir no processo expõem sua intimidade e suas necessidades financeiras ou conflitos pessoais. Está certo que grande parte dos times de RH contam com psicólogos, mas entrevista não é divã.

Foco na entrevista

Ao chegar à empresa, é aconselhável colocar o celular no modo vibracall e quando estiver sendo entrevistado não é elegante que as ligações sejam atendidas. Exceto em casos emergenciais, que devem ser posicionados de uma forma genérica ao recrutador. 

Mantenha a elegância

Nada de abraços apertados, olhares e galanteios sedutores. Pratique a etiqueta corporativa e seja simpático, mas lembre-se de que qualquer atitude que incomode ou invada a intimidade do outro, pode ser considerada falta de modos.

Veja-se na empresa

Conhecer a oportunidade para qual está se aplicando é fundamental. É interessante pesquisar sobre a empresa e entender qual o momento vigente da mesma. Para o marujo que não sabe para onde está remando, qualquer oportunidade e onda servem. 

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: entrevista de emprego processo seletivo