Como elaborar um currículo sem cometer gafes

Foto? Autoelogios? Saiba o que fazer e o que não fazer
currículo sem gafes

foto: Istock

Procurando uma colocação no mercado de trabalho? É através do currículo que você vai deixar a sua “primeira impressão” para o contratante. Por isso ele precisa ser elaborado de tal forma que desperte no selecionador o interesse em entrevistá-lo.

Os especialistas Cida Bucater e Luiz Eduardo Gasparetto explicam os itens fundamentais em um currículo: ele deve ser claro, objetivo, de fácil entendimento e de leitura agradável.


É preciso descrever com clareza sua experiência, por menor que seja. E este deve ser o primeiro tópico logo após o nome e as informações para contato.

A seguir, apresente sua formação acadêmica iniciando pela maior titularidade, por exemplo: pós-graduação e graduação. Neste caso cite o ensino médio apenas se for técnico.

Apresente o histórico profissional, informando:

Nome da Empresa: Caso seja uma empresa desconhecida é conveniente uma pequena apresentação.  Por exemplo: Empresa de serviços logísticos para indústrias alimentícias.Cargo: Cite os cargos que ocupou e os períodos de tempo em anos/meses.Período: Mês e Ano são suficientes para indicar a admissão e saída de cada empresa.Cursos de Extensão ou de Aperfeiçoamento: Destaque aqueles mais relevantes ou ligados diretamente à vaga a qual se candidata.Informações Adicionais: A inclusão de idiomas e informática. Destaque atividades e experiências que realmente ampliem a sua visão profissional e pessoal que trouxeram experiências específicas para a vaga em questão.

Evite

Autoelogios, descrição pessoal (peso, altura, religião), viagens de turismo, citações religiosas, filosóficas ou de autoajuda.

Fotos

Apenas quando solicitado e, neste caso, uma foto do tipo 3x4 com roupas e acessórios, cabelos e maquiagem discretos.

Ah, e cuidado, muito cuidado com o português! Escrever corretamente é essencial!

Ao enviar, faça um pequeno resumo no corpo do e-mail e anexe o arquivo!

 Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: currículo