Como é a sua mesa de trabalho?

Como é a sua mesa de trabalho

Foto de cima para baixo/ Mesas de Carolina Ferreira e Rita Avelar

Se você está no seu ambiente de trabalho olhe a sua volta enquanto está sentado na sua mesa, ou imagine estar lá. Veja que esse cantinho só seu revela um pouco da sua personalidade ou mesmo o seu desempenho profissional.

Apesar de não ter estudos que comprovem isso, para o consultor Carlos Legal, pessoas mais formais, controladoras e racionais apresentam tendência a serem mais organizadas, o contrário acontece com as mais emocionais. “O importante é perceber se o seu estilo lhe traz algum prejuízo, como não cumprir prazos, extravio de documentos, entre outros”.

Sempre que observa a sua mesa bagunçada, a relações públicas Carolina Ferreira se dá conta que também fica mais atrapalhada. Embora muita gente acredite na relação pessoas criativas e mesas bagunçadas, o consultor lembra que a questão depende do foco de cada um. “Não podemos generalizar, até porque o pensamento criativo, em algumas situações, sugere método e certa organização mental”.

É o caso de Carolina, afinal, a sua rotina exige idéias novas a todo o momento para elaborar ferramentas de comunicação interna entre os colaboradores da empresa, ou mesmo na hora de organizar eventos.

“Coloco poucas coisas, pois mexo com muitos papéis e pastas. Uma foto pessoal ou de família dão um toque particular, mas nunca em excesso. Uma coisa é tornar o ambiente de trabalho agradável e outra coisa é deixar sua vida exposta em um local profissional. Prefiro uma coisa mais discreta”, conta.

Rita Avelar, proprietária de uma loja de roupas, também precisa manter tudo em ordem. Ela trabalha em sistema personalizado onde muitas vezes convida suas clientes para um bate-papo em sua mesa. Ela não abre mão de colocar algumas frases de incentivo e fotos da família para motivar o dia, principalmente e também fotos de animais que lhe transmitem garra, como um leão, conforme os princípios do feng shui eles atraem sucesso e fama no trabalho.

“Na outra empresa não atendia o público e aproveitava para colocar mais coisinhas: uma imagem de São Benedito, flores e bonecos, o pessoal comentava bastante”.

Para o consultor, objetos que lembrem bons momentos sempre são bem-vindos, ele também lembra que a organização traz uma série de vantagens, entre elas, agilidade e localização rápida de documentos, cumprimento de prazos eu uma boa imagem.

Energias positivas

Nessa hora vale seguir dicas básicas de feng shui. Antes de mais nada, iluminação e ventilação são bastante importantes. E papéis desnecessários bloqueiam o fluxo de energia.

A mesa não deve ficar de lado ou de costas para a porta, o ideal é evitar ficar de costas para espaços abertos. Se possível não deixe a mesa de trabalho em frente à porta de entrada, pois este ambiente recebe muita energia e deixa a pessoa muito agitada.

Sempre mantenha flores na mesa, amarelas ou vermelhas. Elas não só protegem contra energias negativas como também atraem prosperidade. Neste caso também vale objetos dourados. E para manter a área do relacionamento aquecida, tenha sempre uma foto de casais apaixonados ou objetos em pares no canto superior direto da mesa.

Por Juliana Lopes

Comente