Cinco dicas para administrar o seu tempo

Relógios em formato de moedas

Dizer que está estressada ou sem tempo é tão comum quanto falar sobre a previsão do tempo. Às vezes até serve de desculpa quando se está em falta com um amigo. Tem dias que precisamos de 48 horas para tantas tarefas em casa e no trabalho. Dá a impressão que falta algo neste mundo de metas, anseios e objetivos.

Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo, realizou pesquisas com homens e mulheres e chegou à conclusão de que nós temos um volume muito maior de urgências diárias do que eles. Com base nesse estudo ele separou algumas dicas de gestão de tempo conforme o nosso perfil. São idéias simples que ajudam conciliar a vida pessoal e profissional:

Entenda suas urgências: analise e veja como evitar o acúmulo de tarefas imprescindíveis. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir em muito o seu tempo apagando incêndios.

Aprenda a delegar tarefas: as pessoas que moram com você também são responsáveis pela casa. Não carregue isso sozinha. Estipule regras e responsabilidades claras. Organize algumas tarefas com as crianças e faça um quadro com as obrigações de cada um.

Deixe tudo pronto para o dia seguinte: separe sua roupa (passada e arrumada) na noite anterior. Também aproveite para arrumar documentos, papéis ou até o café da manhã.

Use e abuse das pastas: crie pastas com assuntos específicos: carro, bancos, contas a pagar, imóvel, faculdade, etc.

Organize seus acessórios: compre uma pequena caixa com divisões para seus assessórios. Faça o mesmo para sua maquiagem. Isso vai ajudar bastante na hora de se arrumar pela manhã.

Por Juliana Lopes

Comente