Chefe despreparado, como agir?

Chefe despreparado como agir

"Você já teve um chefe mala?" Essa foi uma pergunta feita para a jornalista Luciana Souza durante uma entrevista de emprego. Depois veio a explicação: "Precisamos de alguém que saiba liderar". A real razão de tal questionamento até hoje ela não sabe. "Mas imagino que tipo de chefe havia naquela empresa para falarem isso", brinca.

Mas qual seria a sua resposta? Bom, muita gente diria que sim e por diversas razões. Existem chefes que não estão preparados para lidar com o subordinado, que não sabem delegar, muitas vezes falta experiência e treinamento adequado para assumir aquela função.

E para o escritor Beto Ribeiro, autor do livro "Eu odeio meu chefe!" (Editora Universo dos Livros), as três principais atitudes que comprometem a imagem do líder são: em primeiro lugar, a falta de conhecimento ou intimidade com o "produto" da empresa. Em segundo lugar, ter pouca ou nenhuma posição frente à equipe. "Lembre-se: mais que um chefe, o funcionário procura um líder", destaca.

Para a empresa saber se um chefe é bom, é simples, basta saber como está a equipe. "Uma boa equipe é a melhor referência de que tudo vai bem com o chefe", comenta. E acrescenta: "um péssimo chefe é de responsabilidade 100% da empresa, que muitas vezes apenas detecta uma chefia errada quando a mesma não entrega suas metas e resultados".

leia também


E como lidar com um chefe despreparado? Beto Ribeiro aconselha: "primeiro, separe o pessoal do profissional. A equipe deve, sim, ajudar seu chefe. Mas perceba se o chefe quer ser ajudado para melhorar o desempenho de todos ou se a ajuda será a melhor forma de esconder os erros e a incompetência do chefe errado no lugar errado".

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: emprego empresa liderança líder chefe equipe