Cerimonialista - anjo da guarda das festas de casamento

Dicas para contratar um cerimonialista

Planejar e organizar a entrada dos noivos, a hora de exibir a retrospectiva, de iniciar o buffet, de chamar os convidados para a pista de dança, de cortar o bolo... Estas são algumas das funções do cerimonialista.

Fabiana dos Santos, proprietária da FW Assessoria e Cerimonial , conta que antigamente, os noivos convidavam um amigo próximo ou alguém da família para exercer esta função. Mas como ele não conhecia os procedimentos a fundo, nem tudo saía como planejado.

"Além disso, a pessoa escolhida não conseguia aproveitar a festa. Portanto, para evitar este tipo de transtorno existe o cerimonialista, uma pessoa capacitada para auxiliar os noivos e permitir que eles aproveitem a festa que tanto sonharam", explica.

É muito comum confundirmos cerimonialista com assessor. Mas Fabiana conta que os dois acabam dividindo as tarefas na hora da festa e quando não há um assessor presente, dependendo do que foi acordado em contrato, o próprio cerimonialista se encarrega de fazer tudo.

"É função do cerimonialista cuidar dos rituais da festa. Mas dependendo do serviço contratado, nos encarregamos de todos os detalhes: antes da festa conversamos com os fornecedores para saber se tudo está correto e ao término fazemos as últimas verificações, inclusive a contagem dos copos, pratos e talheres".

Fabiana diz que a contratação de um cerimonialista não é tarefa fácil. Por isso, muitos noivos recorrem ao boca a boca. "De uma forma geral, é muito importante que as negociações sejam feitas pessoalmente e que todos os serviços a serem prestados estejam no contrato assinado", ressalta. "O casal deve solicitar também um check list para saber quais atividades o cerimonialista realizou".


A meta de qualquer cerimonialista é fazer com que todos os detalhes da festa estejam de acordo com o gosto dos noivos. "Somos como anjos da guarda, tanto do futuro casal como dos convidados. Até um remedinho para dor de cabeça ou um band-aid para amenizar a dor provocada por um sapato apertado a gente costuma ter", diz Fabiana.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente