Casais unidos dividem as contas

Casais unidos dividem as contas

Quem casa quer casa, comida e roupa lavada. Juntar as escovas de dente traz uma série de mudanças na vida de uma pessoa: desde dividir o espaço físico, mudanças no comportamento e até como administrar a renda. O custo da vida a dois e das responsabilidades a serem assumidas pode assustar alguns casais, mas basta conversar para combinar algumas práticas e enfrentar os novos desafios.

O primeiro passo é conversar. Não espere entrar numa crise para fazer um planejamento financeiro. Durante as conversas, vocês irão definir objetivos de vida, prioridades, metas em comum, etc. Tudo para fortalecer o relacionamento e preparar a conta bancária para compartilhar problemas, dividir projetos e colocar planos em prática.

Confira 5 dicas da Febraban para casar bem as finanças:

1. Definir objetivos em comum. Duas pessoas trabalhando juntas pela mesma coisa geram resultado melhor e mais rápido, certo? Por isso o melhor é ter as metas, sonhos e planos alinhados. Trabalho em equipe! Leve em consideração fatores pessoais como a pressa para comprar, a disponibilidade de esperar a guardar dinheiro, as taxas de juros, etc. Calcule o investimento necessário com base nessas coisas também.

2. Organizar as contas. Saber como estão os seus ganhos e gastos ajuda a descobrir a saúde do seu bolso e até a definir o quanto poupar (faça uma planilha mês a mês). Poupar dinheiro ajuda a atingir objetivos e a manter um bom padrão de vida depois da aposentadoria. Pense nisso!

3. Seguir o planejamento. Seguir o que foi combinado é o que vai fazer vocês atingirem a meta no tempo previsto. Isso vale da contribuição para a caderneta de poupança até as pequenas economias do dia a dia. Determinação objetivo = poupar sem sacrifícios. Só depende de vocês!

4. Avaliar o padrão de vida. O ideal é equilibrar o padrão de vida com a renda familiar, levando em consideração os objetivos e as necessidades definidas. Se necessário, conversem para avaliar e redefinir hábitos de consumo. Se quiser engordar a poupança investindo em ações, comece usando simuladores com dinheiro virtual na internet. Um dos mais famosos é o FolhaInvest.


5. Comemorar a conquista das metas. Seja a compra do carro novo, a quitação da casa ou a viagem de lua de mel, por exemplo. A conquista é fruto do planejamento!

Por Livany Salles

Comente