Carreiras promissoras em Tecnologia da Informação

Quando o assunto é tecnologia, as áreas mais promissoras estão no ramo de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Profissionais desse segmento fazem manutenção ou desenvolvem hardwares (equipamentos) e software (programas) aplicados à comunicação, principalmente de telefonia celular ou sistemas de comunicação sem fio (wirelless).

Atualmente, engenheiros da computação, analistas de sistemas ou ainda bacharéis em ciências da computação também tem vaga garantida na área de entretenimento. “Principalmente aqueles que trabalham com novas tecnologias para iPods. Com a vinda da TV Digital ao Brasil e mais tarde sua popularização, também aumentam as chances nessa área”, anuncia Elias Roma Neto, coordenador dos cursos de graduação em Tecnologia da Informação - Centro Universitário Senac.

Conforme o coordenador, o desenvolvimento de games e animações também está em larga expansão no Brasil, um mercado aberto para designers e programadores. Além disso, a questão da segurança da informação é outra necessidade das empresas e até residências, aí que entra o responsável pela classificação de dados e tráfego da informação em bancos e grandes organizações.

Neto lembra de um segmento pouco procurado e com uma boa oferta de vagas, principalmente no interior, em grandes áreas agrícolas. Com o advento dos satélites surge a agricultura de precisão. Neste segmento, o profissional vai produzir tecnologia necessária para elaboração de mapas de produtividade, planejamento de plantio, direcionamento do trator, além de análises do solo ou inspeção da colheita com o objetivo de melhorar a produtividade. “Algumas pesquisas dizem que até 2010 haverá 100 mil vagas não preenchidas nesse ramo”, finaliza.

Por Juliana Lopes

Comente