Carreira tem prazo de validade?

Por quanto tempo um profissional deve permanecer em uma empresa? Essa é uma pergunta cada vez mjais constante e bastante pessoal. Varia de acordo com os anseios de cada um, o perfil e as oportunidades que surgem dentro e fora de uma empresa. Estabilidade ou acomodação? Essa é a questão.

Para o especialista em psicologia organizacional, Odilon Medeiros, por mais que a rotatividade tenha aumentado muito nos último anos, há diferentes aspectos ligados aos valores pessoais, necessidades específicas, crenças e experiências de vida, que tornam difícil a criação de uma norma técnica para determinar o tempo de permanência ideal.

"No caso de uma avaliação da sua trajetória profissional, você precisará contar com a sorte para ter mais chances de ser bem avaliado, já que o ideal é que a sua situação se encaixe no perfil considerado como correto por quem está avaliando. E aí o que vale é a sorte mesmo", afirma.

Mas, para quem está na dúvida, o especialista sugere algumas perguntas que podem esclarecer melhor na hora de tomar a decisão. Confira:

 

1-    Conheça-se: o que traz satisfação profissional para você?

2-    Você está feliz com a empresa? E com a sua função?

3-    Habilidades e competências: As suas estão sendo aplicadas?

4-    O que falta ser desenvolvido ou adquirido?

5-    Quantas vezes você foi promovido nos últimos anos?

6-    Por quais razões isso tem acontecido (ou não tem acontecido)?

7-    Você está em sintonia com o que a empresa espera dos seus profissionais?

8-    O que os seus colegas falam a respeito da sua atuação?

9-    A empresa tem investido na sua carreira?

10- O que você está planejando para a sua ascensão profissional? Já elaborou um plano "B" (fora da empresa, por exemplo)?

"Assim, seja precavido. Procure especialistas e faça um up grade. Tenha equilíbrio e bom senso. Sem polêmicas: cuide e invista na sua carreira. Não deixe a validade dela vencer!", conclui Odilon.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira equilíbrio empresa trabalho