Carreira: currículo e competência

Existem muitas pessoas desempregadas, muitas empresas procurando técnicos capacitados. Algumas áreas com déficit de mão-de-obra qualificada. Afinal, currículo realmente conta? Ter graduação, pós, MBA, será que é garantia de um emprego estável?

Pergunte ao seu pai, ele provavelmente dirá que sim. Não faz tanto tempo assim, sair de uma faculdade era sinônimo de grandes oportunidades à espera. Um diferencial que garantia ótimos salários e estabilidade. Porém, atualmente, um MBA pode ser um diferencial, sim, mas outros quesitos se tornaram tão importantes quanto.

A criatividade, a capacidade de resolver problemas e de lidar com os imprevistos são muito valorizadas no mercado. Pensar em aquirir experiências e competência é um exercício extracurricular. Em artigo para o site Você RH, o presidente e sócio-fundador da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, afirma que atualmente as empresas carecem de profissionais com competências relacionadas ao conhecimento (ex.: reciclagem, habilidade com idiomas e informática) e à valores (como ética e coragem).

Além disso, pessoas com competências diversas, como a criatividade e a comunicação, ganham destaque. Por fim, é importante ressaltar competências relacionadas ao comportamento: inteligência emocional, dedicação, capricho, preocupação, iniciativa, simpatia, espírito empreendedor, entre outras.

Por Lívany Salles

Comente