Campanha “Mais mulheres no poder”

Campanha “Mais mulheres no poder”

Diferente dos nossos países vizinhos, a participação feminina no Legislativo e Executivo ainda continua pequena no poder. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 379.176 candidatos inscritos para as eleições 2008, cerca de 22% são mulheres e mais de 78% são homens.

Um levantamento da União Interparlamentar indica que atualmente apenas 12,3% das mulheres ocupam o Congresso Nacional, justamente em um país que elas representam mais de 50% da população.

Os números do TSE também revelam que 1.590 mulheres disputam uma vaga de prefeito nos 5.564 municípios do país, contra 13.699 candidaturas de homens. O Nordeste é a região com maior participação feminina na briga eleitoral para o principal cargo do executivo, com 667 mulheres inscritas.

Ainda conforme a instituição, as mulheres ficam bem atrás dos homens no número de candidaturas para uma vaga de vereador. São 76.899 candidatas contra 271.695 de candidatos.

Diante desses números, a Secretaria de Políticas para a Mulher, o Conselho Nacional de Políticas para a Mulher e comitê de mulheres de vários partidos políticos resolveram unir forças e inauguram hoje (dia 27) a campanha "Mais Mulheres no Poder". Ela será divulgada no rádio e na TV e terá uma plataforma eleitoral para qualquer candidatura, interessada em promover a igualdade de homens e mulheres nas eleições brasileiras.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: carreira