Cadastrar currículo no "Trabalhe Conosco": será que funciona?

Trabalhe Conosco funciona

A entrega de currículos impressos no departamento de Recursos Humanos das empresas é algo cada vez mais raro. Com a forcinha da internet, o candidato nem precisa sair de casa para procurar emprego. Basta entrar no site das empresas de seu interesse, procurar pela seção "Trabalhe Conosco" e cadastrar as informações.

Mas na hora em que realmente surge uma vaga nessas organizações, será que esse banco é realmente utilizado? A resposta é sim. "Esta é uma excelente ferramenta de busca de oportunidades e de profissionais. Os currículos são monitorados e cada vez que abre uma nova vaga compatível com eles, o sistema envia um convite para o candidato automaticamente. Tudo isso agiliza muito o processo de recrutamento e seleção para profissionais e candidatos", defende Marina Botteon Bergamaschi, Analista de Recursos Humanos da Riachuelo.

Para concorrer às vagas para qualquer área da loja de departamentos, basta se cadastrar no site oficial, no link "Trabalhe Conosco". Dali, o candidato é levado para a homepage da Riachuelo no site Vagas.com. "A seleção é feita através das ferramentas da matriz, dentre elas, o site, empresas de recrutamento (Catho, Curriculum.com, BNE), indicações, hunting e recrutamento interno", explica Marina.

Na empresa automobilística Volkswagen a seleção também se dá pela internet. Por meio de um cadastro no site oficial, o candidato concorre às vagas disponíveis em todas as áreas e unidades da organização no Brasil.

"Hoje as pessoas fazem tudo ou quase tudo pela internet, desde a consulta ao imposto de renda à participação em mídias sociais, que inclusive, vem crescendo fortemente no Brasil. Penso que a informatização é mais uma tendência crescente e que precisamos evoluir junto com ela", diz Alfredo Ucha Neto, supervisor de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil

Quando surge uma vaga na Volkswagem, o buscador de currículos seleciona os candidatos por palavra chave, por qualificação, por anúncio, entre outros recursos. Na Riachuelo, filtros eletrônicos identificam dentre os inscritos, quem tem os requisitos básicos que a vaga exige (formação em determinado curso, domínio de um idioma específico ou software, local de residência, disponibilidade de mudança de cidade, pretensão salarial, etc).

Segundo a analista de RH da loja de departamentos, quanto maior a relação candidato/vaga, mais exigentes estes critérios podem ficar, podendo ultrapassar os requisitos anunciados na publicação da vaga. "Após esta primeira triagem, o processo segue, em geral, passando pelas seguintes etapas: entrevista por telefone, testes, dinâmica de grupo e entrevistas presenciais", esclarece.

As duas empresas entrevistadas afirmaram que o cadastro do candidato não corre o risco de expirar. Desse modo, os interessados devem entrar com frequência no site para atualizar as informações. A Volkswagen não divulgou números, mas a Riachuelo revelou que semanalmente há uma estimativa de dois mil novos cadastros.

A eficiência dos bancos de currículos costuma ser contestada por quem procura emprego. Há muitos casos de candidatos que tinham o perfil exigido pela vaga e não foram chamados. Alfredo argumenta: "É importante esclarecer ao candidato que ele está concorrendo à vaga com outros profissionais com qualificações similares ou superiores. Se temos vários currículos que atendem ao perfil, mas somente uma posição em aberto, fatalmente alguns bons profissionais serão preteridos nesse momento da seleção."

Marina Bergamaschi complementa as palavras de Alfredo dizendo que o banco de currículos funciona da mesma forma que entregar o currículo impresso na portaria da empresa ou enviar o currículo pore-mail para uma pessoa do RH: se ele não se enquadrar nos requisitos da vaga, será automaticamente descartado para aquele processo em questão e guardado para futuras oportunidades.


"Assim, independente da forma de envio, é sempre muito importante diferenciar-se para aquele processo em questão. Preencher todas as informações necessárias, anexar uma carta de apresentação, detalhar as qualificações e resultados que o destacam e definir um objetivo profissional assertivo, claro e alinhado com a vaga que você está pleiteando são algumas formas de emergir da multidão e passar à frente na corrida pela vaga", finaliza.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente