BranchOut: arrume um emprego pelo Facebook

BranchOut  emprego pelo Facebook

Foto/Reprodução

O Facebook criou um novo aplicativo que permite aos usuários trocar informações sobre vagas de emprego, criar ofertas, se candidatar e descobrir as vagas disponíveis nas empresas em que pessoas conhecidas já trabalham. O aplicativo tem a mesma proposta do LinkedIn, mas tem a vantagem de não precisar formar uma nova lista de contatos, já que a maioria dos seus amigos já fazem parte da rede social.

Atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas possuem um perfil no Facebook. Em pouco tempo, o BranchOut percorreu por toda a rede e já se tornou popular. Nos Estados Unidos, grandes empresas usam o aplicativo para oferecer empregos e contratar, chegando a três milhões de ofertas e 10 mil estágios, com investimento de R$ 35 milhões desde setembro do ano passado.

Bem simples de usar, você reúne os amigos que possuem o BranchOut e, desta forma, é possível multiplicar as chances de conseguir um emprego, graças ao famoso e antigo "QI", ou seja, "quem indica". Afinal, até mesmo para os profissionais mais brilhantes do mercado, uma indicação sempre conta bastante na hora de garantir uma vaga na empresa ou local desejado.

Para ingressar para o BranchOut é bem simples: antes de mais nada, permita que o aplicativo tenha acesso aos seus dados. Preencha o cadastro como se fosse o seu currículo. Caso já tenha o LinkedIn, o processo é ainda mais fácil, porque é possível importar todos os dados da outra rede social.

Depois de responder onde trabalhou, quais são os interesses profissionais, entre outros, procure os amigos que também estão no aplicativo e, claro, confira quais são as vagas de emprego disponíveis na página principal.

Não é somente através das amizades que aparecem as oportunidades. Também é possível fazer uma busca simples, escolhendo o país, a cidade, o estado e tipo de trabalho que está procurando. Em poucos segundos aparece uma lista com todas as vagas disponíveis no aplicativo, incluindo as das pessoas que você conhece, amigos dos amigos e por aí vai.

No Brasil, assim que você pretende concorrer a uma vaga, uma nova página de um link externo é aberta, onde é preciso adicionar alguns dados para efetivar seu interesse pelo emprego. Já em outros países, todos os dados já seguem de acordo com o que foi preenchido no próprio Facebook.

Outra fator bem interessante do BranchOut é que as pessoas podem fazer recomendações suas a partir de depoimentos sobre o seu trabalho, talento, desempenho no antigo emprego, etc. Caso tenha uma boa relação com o seu ex-chefe, você pode pedir que ele escreva algo, bem como os amigos e outros companheiros de trabalho, aumentando as chances de conseguir uma vaga mais facilmente graças às recomendações. A parte ruim é que também é possível escrever algo contra, portanto, cuidado com as amizades do Facebook.


Então, se você ainda não faz parte da rede social, faça. Entre no aplicativo e descubra quantas e quais são as vagas de emprego que estão debaixo do seu nariz. Mas lembre-se: O BranchOut faz com que mais pessoas tenham acesso a você e ao seu perfil do Facebook, por isso, pense bem antes de escrever coisas a respeito do seu emprego, seu chefe e seus colegas de trabalho.

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: carreira emprego trabalho arrumar emprego