Auto-emprego

O que você faria se fosse dispensado do trabalho amanhã? Eu fiz essa pergunta para uma amiga outro dia e ela ficou brava comigo: "Credo, Leila, vira essa boca para lá". Mas é essa a realidade que a gente vive! A vida não está fácil para as empresas com a globalização, com toda essa competitividade. É um tal de espreme daqui e encolhe de lá, corta custo, baixa preço...

A gente tem que encarar os fatos: no mundo inteiro, não é só no Brasil, a quantidade empregos cresce menos do que a quantidade de pessoas disponíveis para trabalhar. Cada vez mais, as empresas trocam empregados registrados por prestadores de serviços e parceiros. Hoje você pode estar empregado, e tomara que continue assim enquanto for preciso, mas e amanhã? E se uma dispensa acontecer? E se o trabalho que você faz for terceirizado? Você precisa ter uma carta na manga, e essa carta é o autoemprego.

Autoemprego é mais do que uma atividade econômica, é uma postura de vida. É você, como profissional, transformar sua experiência, a sua competência, o seu talento, aquilo que você sabe fazer em negócio. Autoemprego é autoempreendedorismo, é você virar empresa, empresário e produto, tudo ao mesmo tempo.

Hoje, muita gente que sempre trabalhou como empregado está saindo para se autoempreender e oferecer seus serviços ao mercado. É administrador de empresa, jornalista, programador de computador, economista, professor, cozinheiro, bancário. Qualquer pessoa que tem uma qualificação profissional pode abrir uma microempresa. Agora, tem uma coisa: para se dar bem no autoemprego não pode ser acomodado. Tem que agir como empreendedor: tem que arrumar clientela, fazer marketing pessoal, prestar um serviço competente e de qualidade. Tem de batalhar.

E o que você ganha com isso? Olha, eu acho que muita coisa. Em primeiro lugar, você fica livre do fantasma do desemprego, que é o que mais tira o sono do trabalhador hoje em dia. Você pode fazer os seus próprios horários e inclusive ganhar melhor. Mas o principal mesmo é que você ganha autonomia. Você percebe que em qualquer lugar, em qualquer circunstância, é capaz de se garantir com os seus talentos, as suas competências, suas habilidades. Nada é capaz de fazer você se sentir mais seguro do que isso.

Leia também - Carreira pública

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente